DOS MANUAIS ÀS REDES SOCIAIS:A ESCRITA DE PRESCRIÇÕES DE CIVILIDADE NO TEMPO PRESENTE

doi.org/10.29327/211653.6.11-3

Autores

  • Márcia Regina dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- Florianópolis- SC)

Palavras-chave:

Civilidade. Acervos digitais. Tempo presente.

Resumo

O presente estudo tem como foco discutir a costituição de ego-documentos em suporte digital com intuito formativo. Para tanto, foram mobilizadas como fontes de pesquisa os perfis da rede social facebook de duas autoras de manuais de etiqueta e boas maneiras. A produção e circulação de manuais com prescrições de civilidade como uma prática formativa tem passado pela remodelação de formas, discursos e suportes, movimento que possibilita a sua abordagem à luz da história do tempo presente. As autoras Glória Kalil e Claudia Matarazzo, se consagraram como escritoras que se debruçaram sobre a área das civilidades. Na condição de autoras adaptadas ao meio digital, uma vez que, esse processo não fez parte da formação das gerações as quais pertencem, suas redes sociais se constituem em acervos pessoais alternativos, pelo caráter não material, publicizados para forjar determinada exemplaridade de como ser e permanecer em sociedade. As transformações ocorridas no âmbito da circulação das informações, intensificadas pelo uso da internet, foram apropriadas pelas autoras e a produção de manuais recebeu novos contornos, diferentes dos diversos livros publicados sobre o assunto. A análise de suas redes sociais possibilitaram evidenciar as diferentes formas e suportes nos quais se encontram as prescrições de civilidade no século XXI, bem como, as tensões existentes entre passados que persistem e presentes que se impõem, configurando uma convivência peculiar e conflituosa.

 

Biografia do Autor

Márcia Regina dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- Florianópolis- SC)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC- Florianópolis- SC/BR), na Linha de Pesquisa Políticas de memória e narrativas históricas. Bolsista do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação – PROMOP. E-mail: marcia075@gmail.com.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Regina dos Santos, M. . (2020). DOS MANUAIS ÀS REDES SOCIAIS:A ESCRITA DE PRESCRIÇÕES DE CIVILIDADE NO TEMPO PRESENTE: doi.org/10.29327/211653.6.11-3. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(11), 19–29. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/206