OS EFEITOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS DIFERENTES MÉTODOS APLICADOS

Autores

  • Clara Castro Mello Universidade de Vassouras
  • Heitor de Sousa Cunha Carvalho Universidade de Vassouras
  • Marcos Antônio Mendonça Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20533

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Desenvolvimento Infantil. Intervenção Médica Precoce.

Resumo

O objetivo desta revisão foi obter uma conclusão válida sobre a eficácia dos programas de intervenção precoce para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, retrospectiva e transversal, utilizando as bases de dados National Library of Medicine (PubMed) e Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores "autism spectrum", "children" e "early intervention", utilizados entre aspas, e o operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2020 e 2023 e estudos do tipo ensaio clínico controlado; foram excluídos estudos que fugissem ao tema abordado e aos objetivos dessa revisão, bem como artigos duplicados. 30 estudos foram selecionados para a presente revisão. As intervenções comportamentais incorporam principalmente uma abordagem baseada na compreensão da forma como linguagem e comunicação emergem no desenvolvimento típico, além de abordagens baseadas na análise comportamental aplicada. A base de evidências demonstra benefícios em intervenções precoces de baixa e alta intensidade, realizadas tanto pelos pais quanto por profissionais clínicos e educadores, incluindo o estilo de comunicação parental e a comunicação social precoce em crianças. Sendo assim, as descobertas emergentes sugerem que o tratamento mais precoce pode resultar em resultados mais favoráveis.

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Biografia do Autor

Clara Castro Mello, Universidade de Vassouras

Estudante de medicina 12º período Universidade de Vassouras. 

Heitor de Sousa Cunha Carvalho, Universidade de Vassouras

Estudante de medicina 10º período Universidade de Vassouras. 

Marcos Antônio Mendonça, Universidade de Vassouras

Professor da Universidade de Vassouras / Médico no Hospital Universitário. 

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Mello, C. C., Carvalho, H. de S. C., & Mendonça, M. A. (2025). OS EFEITOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS DIFERENTES MÉTODOS APLICADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 258–271. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20533