INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DE UM SERTÃO CEARENSE: INTERVENÇÃO EDUCATIVA E DE INTEGRAÇÃO NA REDE ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE

Autores

  • Alex Gonçalves Feitosa URCA
  • Ricardo Rosal dos Santos URCA
  • José Lucas de Souza URCA
  • Aretha Feitosa de Araújo URCA
  • Camila Bezerra Nobre URCA
  • Luis Rafael Leite Sampaio UFC
  • Antonio Thiago Beserra URCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20522

Palavras-chave:

Incontinência urinária. Atenção Primária à saúde. Saúde da mulher. Educação em saúde.

Resumo

A incontinência urinária (IU) é uma condição frequente entre mulheres e com impactos significativos na qualidade de vida, mas ainda pouco abordada na atenção primária à saúde. A invisibilização do tema por profissionais de saúde pode levar ao subdiagnóstico e à falta de encaminhamento adequado. Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção educativa sobre a IU feminina com profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Crato-CE. A metodologia envolveu duas etapas: uma entrevista com o coordenador do Ambulatório de Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri (URCA); e uma ação educativa com profissionais de saúde da UBS Dr. Ailton Esmeraldo, utilizando banner informativo e fluxograma de encaminhamento. A entrevista revelou deficiências no fluxo entre a atenção básica e o serviço especializado, ausência de protocolo formal, desconhecimento sobre o ambulatório e dificuldades relacionadas à alta demanda. A ação educativa promoveu esclarecimentos sobre definição, causas, fatores de risco, formas de prevenção e critérios clínicos de encaminhamento da IU, favorecendo o reconhecimento da importância do tema e estimulando práticas mais sensíveis e resolutivas. Portanto, concluiu-se que a sensibilização de profissionais por meio de estratégias educativas é uma ferramenta viável e eficaz para fortalecer o cuidado à saúde da mulher e aprimorar a articulação entre os níveis de atenção. A replicação dessa experiência pode contribuir para maior visibilidade do problema e qualificação das práticas assistenciais. 

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Biografia do Autor

Alex Gonçalves Feitosa, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, BRASIL.

Ricardo Rosal dos Santos, URCA

2Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, BRASIL.

José Lucas de Souza, URCA

3Integrante do Ambulatório Especializado de Estomaterapia, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, BRASIL.

Aretha Feitosa de Araújo, URCA

Docente do Curso de Graduação em Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, BRASIL.

Camila Bezerra Nobre, URCA

Docente do Curso de Graduação em Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, BRASIL. 

Luis Rafael Leite Sampaio, UFC

Doutor em Farmacologia, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, BRASIL.

Antonio Thiago Beserra, URCA

Discente de Medicina, Universidade Regional do Cariri (URCA), Crato-CE, BRASIL.

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Feitosa, A. G., Santos, R. R. dos, Souza, J. L. de, Araújo, A. F. de, Nobre, C. B., Sampaio, L. R. L., & Beserra, A. T. (2025). INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DE UM SERTÃO CEARENSE: INTERVENÇÃO EDUCATIVA E DE INTEGRAÇÃO NA REDE ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 201–212. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20522