INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DE UM SERTÃO CEARENSE: INTERVENÇÃO EDUCATIVA E DE INTEGRAÇÃO NA REDE ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20522Palavras-chave:
Incontinência urinária. Atenção Primária à saúde. Saúde da mulher. Educação em saúde.Resumo
A incontinência urinária (IU) é uma condição frequente entre mulheres e com impactos significativos na qualidade de vida, mas ainda pouco abordada na atenção primária à saúde. A invisibilização do tema por profissionais de saúde pode levar ao subdiagnóstico e à falta de encaminhamento adequado. Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência de intervenção educativa sobre a IU feminina com profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Crato-CE. A metodologia envolveu duas etapas: uma entrevista com o coordenador do Ambulatório de Estomaterapia da Universidade Regional do Cariri (URCA); e uma ação educativa com profissionais de saúde da UBS Dr. Ailton Esmeraldo, utilizando banner informativo e fluxograma de encaminhamento. A entrevista revelou deficiências no fluxo entre a atenção básica e o serviço especializado, ausência de protocolo formal, desconhecimento sobre o ambulatório e dificuldades relacionadas à alta demanda. A ação educativa promoveu esclarecimentos sobre definição, causas, fatores de risco, formas de prevenção e critérios clínicos de encaminhamento da IU, favorecendo o reconhecimento da importância do tema e estimulando práticas mais sensíveis e resolutivas. Portanto, concluiu-se que a sensibilização de profissionais por meio de estratégias educativas é uma ferramenta viável e eficaz para fortalecer o cuidado à saúde da mulher e aprimorar a articulação entre os níveis de atenção. A replicação dessa experiência pode contribuir para maior visibilidade do problema e qualificação das práticas assistenciais.
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