HEGEMONIA TECNOLÓGICA: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM FORMAR LEITORES NA ATUALIDADE

Autores

  • Marilza Andrade Corrêa Justino Veni Creator Christian University
  • Grace Kelly Schemes Oliveira Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20485

Palavras-chave:

Educação Básica. Letramento. Tecnologia.

Resumo

Este artigo tem como pressuposto, trazer à tona questões relacionadas a hegemonia tecnológica para a formação de leitores. Em um cenário onde a tecnologia está entrelaçada com o cotidiano de crianças e adolescentes, na escola pública em que o grande desafio é a formação de leitores. O olhar para este cenário da escola pública aliado a pesquisas e dados recentes da educação pública nacional, nos fornecem reflexões relativas a fragmentação da atenção, a perda do foco e a superficialidade das interações digitais na qual interferem nos modos de ler e de se apropriar da linguagem escrita. Ao longo do texto, se desenha a construção desta realidade e sobretudo os processos envoltos no letramento e na tecnologia, revelando os desafios e as implicações na formação de leitores no ensino superior. O texto aponta ainda, que a leitura precisa romper as barreiras da mera decodificação, mas sim, pautada em uma experiência social e política. Por fim, propõe-se uma análise pedagógica, na qual a leitura precisa ser incorporada como um ato de emancipação e pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilza Andrade Corrêa Justino, Veni Creator Christian University

Discente do curso do mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University, Especialização em Gestão de Qualidade na Educação e Licenciatura em Pedagogia.

Grace Kelly Schemes Oliveira, Veni Creator Christian University

Discente do curso do mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University; Especialista no Ensino da Arte em Leitura de Imagens; Especialista em Docência na Educação Profissional e Gestão Escolar; Bacharel em Direito; Licenciatura Plena em Artes e Pedagogia.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

Justino, M. A. C., & Oliveira, G. K. S. (2025). HEGEMONIA TECNOLÓGICA: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM FORMAR LEITORES NA ATUALIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 3022–3035. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20485