HEGEMONIA TECNOLÓGICA: OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA EM FORMAR LEITORES NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20485Palavras-chave:
Educação Básica. Letramento. Tecnologia.Resumo
Este artigo tem como pressuposto, trazer à tona questões relacionadas a hegemonia tecnológica para a formação de leitores. Em um cenário onde a tecnologia está entrelaçada com o cotidiano de crianças e adolescentes, na escola pública em que o grande desafio é a formação de leitores. O olhar para este cenário da escola pública aliado a pesquisas e dados recentes da educação pública nacional, nos fornecem reflexões relativas a fragmentação da atenção, a perda do foco e a superficialidade das interações digitais na qual interferem nos modos de ler e de se apropriar da linguagem escrita. Ao longo do texto, se desenha a construção desta realidade e sobretudo os processos envoltos no letramento e na tecnologia, revelando os desafios e as implicações na formação de leitores no ensino superior. O texto aponta ainda, que a leitura precisa romper as barreiras da mera decodificação, mas sim, pautada em uma experiência social e política. Por fim, propõe-se uma análise pedagógica, na qual a leitura precisa ser incorporada como um ato de emancipação e pertencimento.
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