A ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL COMO FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE TEÓRICA E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20475

Palavras-chave:

Alfabetização emocional. Aprendizagem significativa. Competências socioemocionais. Mediação pedagógica. Desenvolvimento humano.

Resumo

Este artigo propõe uma análise teórica sobre a alfabetização emocional como elemento estruturante para o processo ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão bibliográfica com ênfase em autores brasileiros, examina-se a relação entre emoção e cognição, os fundamentos da educação socioemocional e o papel do professor como mediador afetivo. Apresentam-se ainda proposições pedagógicas para a inserção da alfabetização emocional no cotidiano escolar. Conclui-se que práticas intencionais voltadas ao desenvolvimento emocional dos alunos promovem não apenas o aprendizado significativo, mas também o bem-estar psíquico e a formação integral do sujeito.

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Biografia do Autor

Gleice José Maria, Christian Business School

Doutorando pela Christian Business School- CBS. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Orientador do mestrando em ciências da educação pela Christian Business School. Doutor em biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.  

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Publicado

2025-07-28

Como Citar

Maria, G. J., & Coutinho, D. J. G. (2025). A ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL COMO FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE TEÓRICA E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2676–2683. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20475