HERANÇA COLONIAL BRASILEIRA: A CRACOLÂNDIA DE SÃO PAULO COMO SINTOMA DE UMA CIDADANIA REGULADA E INCOMPLETA

Autores

  • Giulia Casarano Moreira Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20461

Palavras-chave:

Cidadania Regulada. Cidadania brasileira. Cracolândia.

Resumo

O presente artigo buscou analisar o caso da Cracolândia como símbolo vivo da cidadania fragmentada, desigual e incompleta no Brasil, a partir do diagnóstico elaborado por José Murilo de Carvalho em A cidadania no Brasil (2004). Para tanto, será feita uma reconstrução histórica a partir de Thomas Humphrey Marshall em Cidadania, Classe Social e Status (1967), com o objetivo de, primeiramente, ilustrar o modo pelo qual o caso brasileiro exemplifica uma construção de cidadania inversa àquela proposta por Marshall. Espera-se que ao final possa ser feito um balanço crítico que ilustrará o modo pelo qual a Cracolândia não representa a ilusão da autonomia individual, mas sim a omissão do Estado, enquanto expressão da inversão histórica na consolidação dos direitos sociais, políticos e civis no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Casarano Moreira, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Moreira, G. C. (2025). HERANÇA COLONIAL BRASILEIRA: A CRACOLÂNDIA DE SÃO PAULO COMO SINTOMA DE UMA CIDADANIA REGULADA E INCOMPLETA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 213–228. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20461