EDUCAR É INCLUIR: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Autores

  • Silvana Onorato Vieira da Penha UniEnsino
  • Elaine de Faria Michele Silva UniEnsino
  • Regina Maria Machado UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20423

Palavras-chave:

Estágio em Psicologia do Desenvolvimento. Educação Inclusiva. Estratégias Pedagógicas.

Resumo

Este relatório descreve as observações realizadas durante o estágio supervisionado em Psicologia do Desenvolvimento, com foco em alunos do Ensino Fundamental II, com idades em torno de 11 anos, incluindo casos de Dislexia, Disgrafia, Discalculia, dificuldades de processamento auditivo e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram observadas práticas pedagógicas que buscam atender à diversidade de necessidades educativas, utilizando métodos e estratégias como o uso de recursos digitais, jogos de tabuleiro e a Taxonomia de Bloom. Este estudo teve como objetivo compreender como as práticas educacionais podem ser ajustadas para promover a inclusão e o desenvolvimento de alunos com necessidades especiais, destacando as contribuições da psicologia do desenvolvimento na prática escolar.

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Biografia do Autor

Silvana Onorato Vieira da Penha, UniEnsino

Discente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Elaine de Faria Michele Silva, UniEnsino

Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Regina Maria Machado, UniEnsino

Coordenadora e docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Penha, S. O. V. da, Silva, E. de F. M., Machado, R. M., & Silva, D. da. (2025). EDUCAR É INCLUIR: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS NA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2219–2225. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20423