IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA OPINIÃO DOS JOVENS SOBRE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Sabrina Kömmling Universidade Federal de Pelotas
  • Lara Bonatto Diaz Universidade Federal de Pelotas
  • Tamires Pôrto Lima Universidade Federal de Pelotas
  • William Lacava de Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Isabella Dias Barbosa da Silveira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20418

Palavras-chave:

Agronegócio. Bem-estar. Alimentação. Jovens.

Resumo

Reconhecendo a relevância do agronegócio para a economia nacional e para a segurança alimentar, esta revisão de literatura teve como objetivo analisar a percepção dos jovens brasileiros em relação ao consumo de produtos de origem animal, com ênfase na influência exercida pelas redes sociais na formação de suas opiniões. O estudo visa identificar padrões de comportamento, fatores de rejeição ou aceitação dos produtos de origem animal e os impactos socioculturais da mídia digital sobre as escolhas alimentares dessa população. A presente revisão bibliográfica trata-se de de uma revisão de literatura narrativa, de natureza exploratória. Onde foram consultadas bases de dados nacionais e internacionais, bem como os estudos foram analisados qualitativamente, com categorização temática de acordo com os seguintes eixos: (1) agronegócio e juventude; (2) consumo e percepção de produtos de origem animal; (3) redes sociais e construção da imagem do agronegócio; (4) sustentabilidade e bem-estar animal na perspectiva do consumidor jovem. A revisão permitiu identificar padrões de comportamento, fatores de aceitação ou rejeição ao consumo de produtos de origem animal e os impactos socioculturais da mídia digital, contribuindo para uma compreensão mais ampla sobre os desafios e as oportunidades na comunicação sobre o agronegócio junto às novas gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Kömmling, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em ciências, Universidade Federal de Pelotas.

Lara Bonatto Diaz, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em ciências, Universidade Federal de Pelotas.

Tamires Pôrto Lima, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em desenvolvimento territorial e sistemas agroindustriais, Universidade Federal de Pelotas.

William Lacava de Castro, Universidade Federal de Pelotas

Zootecnista, Universidade Federal de Pelotas.

Isabella Dias Barbosa da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em ciências, Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2025-07-23

Como Citar

Kömmling, S., Diaz, L. B., Lima, T. P., Castro, W. L. de, & Silveira, I. D. B. da. (2025). IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA OPINIÃO DOS JOVENS SOBRE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 2392–2405. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20418