ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE E A INOVAÇÃO DISRUPTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A MODERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20350

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Inovação disruptiva. Organizações sociais de saúde.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a crescente necessidade de inovação no contexto das Organizações Sociais de Saúde (OSS), destacando a relevância da gestão do conhecimento como catalisadora de transformações institucionais e humanas. A investigação concentra-se na análise de um programa interno voltado ao desenvolvimento de competências nos diversos níveis hierárquicos da organização, com ênfase em sua capacidade de fomentar inovação disruptiva. Adotou-se uma abordagem metodológica mista, com procedimentos quantitativos e qualitativos aplicados em uma OSS com unidade de saúde situada na região Norte do Brasil. Os achados evidenciam que a iniciativa contribui significativamente para o fortalecimento das capacidades estratégicas, estimula a participação ativa do corpo funcional e consolida uma cultura organizacional orientada à aprendizagem contínua e à inovação. Dessa forma, conclui-se que a articulação entre gestão do conhecimento e inovação disruptiva configura-se como uma estratégia promissora para modernização institucional, agregando valor ao serviço público de saúde e posicionando as OSS como agentes de transformação diante dos desafios contemporâneos da gestão em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Rachid, Universidad Internacional Iberoamericana

Doutoranda em Educação pela UNINI - Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Administração (2014), inserida na linha de pesquisa Organização, Gestão e Mudanças pela FEAD - Faculdade de Estudos Administrativos de Belo Horizonte. Especialista em Docência do Ensino Superior (2010) pela FABEC Brasil - Faculdade Brasileira de Educação e Cultura, Graduada em Psicologia (2008) pela PUC-Go - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Psicóloga Clínica e Organizacional. Docente Universitária. Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade IPOG - Instituto de Pós-graduação e Graduação. Orcid ID - https://orcid.org/0000-0001-6315-5614

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidad Internacional Iberoamericana

Professora e investigadora na área da Educação, Doutora pela Universidade de Jaén (Espanha) e Pós-Doutorado em Psicologia e Metodologia da Pesquisa pela Universidade Flores (Argentina). Mestre em Educação Física e Saúde e em Ciências da Educação. Licenciada em Educação Física e Pedagogia, graduada em Magistério. Extensão Universitária em Neurociências e Aprendizagem e especializações em Educação Física Escolar, Metodologia da Pesquisa Científica, Didática e Neurociências e Aprendizagem. Conta com 37 anos de experiência em instituições de ensino públicas e privadas no Brasil, na Espanha e no México (na modalidade EaD). Atualmente, atua como professora e diretora de teses de doutorado na Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI-México). Suas principais linhas de pesquisa incluem Formação Docente, Atividade Física e Saúde, Competências Emocionais, e Neurociências e Aprendizagem na Docência. Coordena o grupo de pesquisa GIIEPFA-UNINI e atua como revisora em periódicos científicos como GeoPantanal, MLS Educational Research, Revista del CLAD Reforma y Democracia entre outros. É autora de diversos artigos e livros e integra comitês editoriais de revistas acadêmicas, tais como: Revista GeoPantanal. Orcid ID - https://orcid.org/0000-0001-7190-5438. Scopus Author ID: 55532618000. ResearcherID: C-4555-2019.

Downloads

Publicado

2025-07-15

Como Citar

Rachid, N., & Campos, M. A. S. e. (2025). ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE E A INOVAÇÃO DISRUPTIVA: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A MODERNIZAÇÃO INSTITUCIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1826–1836. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20350