ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ALICERCE PEDAGÓGICO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Acácia Virgínia dos Santos Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20327

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa. Ensino Fundamental. Práticas pedagógicas.

Resumo

Esse artigo buscou analisar, à luz da literatura educacional, os fundamentos e as possibilidades da aprendizagem significativa como proposta pedagógica para as séries finais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, por meio da análise de livros, artigos científicos e produções acadêmicas publicadas nas principais bases da área da educação. Os resultados evidenciaram que, embora a aprendizagem significativa seja amplamente reconhecida por sua capacidade de potencializar o ensino, ainda enfrenta desafios para ser efetivada na prática docente, especialmente em função da formação limitada dos professores, da cultura escolar tradicional e da pressão das avaliações externas. Foram identificadas estratégias promissoras, como o uso de metodologias ativas, interdisciplinaridade, escuta sensível e protagonismo estudantil. Conclui-se que tornar o ensino mais significativo exige planejamento intencional, abertura para o diálogo e valorização do contexto dos estudantes, consolidando uma prática educativa mais humana, crítica e transformadora.

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Biografia do Autor

Acácia Virgínia dos Santos, Universidade de Vassouras

Discente, Universidade de Vassouras.

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

Santos, A. V. dos. (2025). ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS: A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO ALICERCE PEDAGÓGICO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1416–1426. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20327