A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTE PEDIÁTRICO COM SÍNDROME DE SHORT: ESTUDO DE CASO CLÍNICO

Autores

  • Jennifer Ester Marques Candido Almeida Universidade Iguaçu
  • Letícia de Almeida Coelho Universidade Iguaçu
  • José Carlos Telles Carriel da Silva Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20261

Resumo

A Síndrome de Short é uma condição genética rara que causa baixa estatura, alterações oculares, motoras e atraso no desenvolvimento. Este estudo relata a intervenção fisioterapêutica em uma criança de 1 ano e 8 meses com diagnóstico da síndrome, iniciando tratamento aos 9 meses por apresentar atraso motor. As sessões ocorreram duas vezes por semana, com foco em estimulação global, equilíbrio, fortalecimento muscular e estímulo à marcha. Após sete meses de acompanhamento, observou-se evolução funcional significativa, com aquisição da marcha, melhora do equilíbrio e das habilidades motoras. A fisioterapia mostrou-se relevante para o desenvolvimento e autonomia do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Ester Marques Candido Almeida, Universidade Iguaçu

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

Letícia de Almeida Coelho, Universidade Iguaçu

Discente do curso de Fisioterapia da Universidade Iguaçu.

José Carlos Telles Carriel da Silva, Universidade Iguaçu

Docente do Ensino Superior em Universidade Iguaçu; Mestre em doenças parasitárias; Fisioterapeuta especialista em Pediatria e Respiratória; Fisioterapeuta Intensivista; Doutorando em Saúde Pública. Universidade Iguaçu.  

Downloads

Publicado

2025-07-09

Como Citar

Almeida, J. E. M. C., Coelho, L. de A., & Silva, J. C. T. C. da. (2025). A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA EM PACIENTE PEDIÁTRICO COM SÍNDROME DE SHORT: ESTUDO DE CASO CLÍNICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 968–979. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20261