OS EFEITOS DO ESTILO DE VIDA NO ENVELHECIMENTO PRECOCE PULPAR

Autores

  • Anna Carla Rodrigues dos Santos FACISA
  • João Paulo Paranhos Passos FACISA
  • Emanoel Vieira Pinto FACISA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20102

Palavras-chave:

Estilo de vida. Envelhecimento precoce. Calcificação pulpar.

Resumo

Estamos vivenciando um período de intensas mudanças no comportamento e hábitos de vida. As modificações trazidas pelo estilo de vida moderno, combinadas com comportamentos de risco, têm impactado negativamente a saúde bucal. Nas últimas duas décadas, tem-se observado um aumento de casos da síndrome do envelhecimento precoce bucal (SEPB) entre jovens, resultando em alterações pulpares, como calcificações precoces. Diante disso, esta pesquisa tem o intuito de abordar “como o estilo de vida pode impactar no envelhecimento precoce pulpar, fazendo com que a polpa de pacientes jovens envelheça antes da sua cronologia de envelhecimento?” Objetivo geral: Tem o intuito de analisar como maus hábitos e comportamentos de risco podem acelerar o envelhecimento da polpa, fazendo com que calcificações prematuras e sinais clínicos das doenças não cariosas sejam observados cada vez mais cedo em pacientes jovens. Objetivos específicos: Incluem contextualizar sobre as principais características da formação da polpa. Compreender sobre o mecanismo da calcificação. Analisar os diferentes estilos de vida e a SEPB. Metodologia: A revisão de literatura foi realizada por meio de buscas entre livros e nas bases de dados SciELO, PubMed, REVodonto nas quais foram utilizadas as palavras-chave: "envelhecimento precoce", "polpa", "calcificação pulpar" e “disposição de tecido mineralizado”. Resultados esperados: Espera-se que os cirurgiões dentistas estejam cientes das calcificações e atentos aos sinais de envelhecimento, para conscientizar a sociedade desses impactos e busquem estratégias para promover uma saúde bucal mais adequada, minimizando futuros problemas afetando a polpa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carla Rodrigues dos Santos, FACISA

Graduanda do 10º semestre em odontologia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA.

João Paulo Paranhos Passos, FACISA

Cirurgião-dentista graduado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Jequié, Professor do curso de Odontologia FACISA Professor do curso de Odontologia FAES.

Emanoel Vieira Pinto, FACISA

Professor, Escritor, Mestre em Gestão. Social, Educação e Desenvolvimento Regional, no Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU da Faculdade Vale do Cricaré - UNIVC (2012 -2015 ). Especialista em Docência do Ensino Superior Faculdade Vale do Cricaré Possui graduação em BIBLIOTECONOMIA E Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2004 - 2009). Possui graduação em Sociologia pela Universidade Paulista (2017-2020) Graduação em Pedagogia. FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (2021 - 2024) Atualmente é coordenador da Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Bahia. Coordenador do NTCC FACISA, Pesquisador Institucional do sistema E-MEC FACISA, Recenseador do Sistema CENSO MEC FACISA. Coordenador do NTCC e NUPEX FACISA. Avaliador da Educação Superior no BASis MEC/INEP. Orcid: 0000-0003-1652-8152.

 

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

Santos, A. C. R. dos, Passos, J. P. P., & Pinto, E. V. (2025). OS EFEITOS DO ESTILO DE VIDA NO ENVELHECIMENTO PRECOCE PULPAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5049–5062. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20102