O PAPEL DO PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Daniela Teixeira Liborio Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendoça Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20047

Palavras-chave:

Psicologia. Violência contra a mulher. Pandemia COVID-19.

Resumo

Durante a pandemia de COVID-19, a violência contra a mulher agravou-se, refletindo um fenômeno cultural e histórico de difícil detecção. O problema tornou-se uma questão urgente de saúde pública, com muitas mulheres enfrentando as consequências dos abusos. Este estudo tem como objetivo discutir o papel do psicólogo no atendimento às vítimas de violência, analisando condutas e tratamentos adotados durante o isolamento social. Trata-se de uma revisão de literatura com base nos descritores: “psicologia” [and] “violência contra a mulher” [and] “pandemia COVID-19”. Os dados foram coletados em bases como Scielo, CAPES e o Relatório Nacional de Pesquisa do Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), no período de 2015 a 2025. Observou-se que o psicólogo exerce papel fundamental na oferta de suporte emocional, identificação de estratégias de segurança e promoção da resiliência. Além disso, atua na detecção precoce de sinais de abuso e na implementação de ações preventivas, por meio de terapias individuais ou em grupo. Conclui-se que a atuação psicológica é essencial para o enfrentamento desse grave problema social, contribuindo para o bem-estar e a proteção das mulheres durante e após situações de crise como a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Teixeira Liborio, Faculdade Mauá

Discente do curso de Psicologia. Faculdade Mauá.

Francisco Cardoso Mendoça, Faculdade Mauá

Docente e Mestre do curso de Psicologia. Faculdade Mauá.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Liborio, D. T., & Mendoça, F. C. (2025). O PAPEL DO PSICÓLOGO NO ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DURANTE A PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4354–4368. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20047