CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E METODOLOGIAS INOVADORAS

Autores

  • Claudiane Alves da Silva Must University
  • Daniela Rosa Alves da Silva Pereira Must University
  • Josane de Meneses Veloso Miranda Must University
  • Rafaella Sá Carvalho Sousa Must University
  • Shyara Santos Vieira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20002

Palavras-chave:

Cultura digital. Currículo. Interatividade. Ensino-aprendizagem.

Resumo

Este estudo discorre sobre a importância da interação entre tecnologia, métodos de ensino, currículo e interatividade no contexto educacional permeado pela cultura digital. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo é examinar a relação entre as tecnologias, as novas metodologias, o currículo escolar e a interatividade, com o intuito de compreender como esses elementos interagem e afetam o processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados teóricos que abordam a relação entre a tecnologia digital e a educação, explorando novas metodologias de ensino, tendências curriculares modernas e a pertinência da interatividade. O artigo enfatiza o papel da tecnologia educacional como facilitadora do processo de aprendizagem, ressaltando a magnitude de abordagens centradas no aluno e na aprendizagem ativa. Ademais, discute-se a necessidade de políticas de ensino eficazes que integrem tecnologias e métodos inovadores, bem como o relevante papel da interatividade em contextos educativos como principais norteadores do processo ensino-aprendizagem. Outrossim, apresenta uma experiência exitosa que utiliza tecnologias na implementação de um projeto sobre Bullying e Cyberbullying em uma escola de Picos-PI, configurando-se como instrumento valioso no auxílio ao aprendizado do aluno, colocando-o como sujeito ativo no processo da aprendizagem, num mundo cada vez mais digital e conectado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiane Alves da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST)

Daniela Rosa Alves da Silva Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST)

Josane de Meneses Veloso Miranda, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST)

Rafaella Sá Carvalho Sousa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST)

Shyara Santos Vieira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST)

Downloads

Publicado

2025-06-18

Como Citar

Silva, C. A. da, Pereira, D. R. A. da S., Miranda, J. de M. V., Sousa, R. S. C., & Vieira, S. S. (2025). CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E METODOLOGIAS INOVADORAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3899–3909. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20002