CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: CONVERGÊNCIAS ENTRE TECNOLOGIA, CURRÍCULO E METODOLOGIAS INOVADORAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20002Palavras-chave:
Cultura digital. Currículo. Interatividade. Ensino-aprendizagem.Resumo
Este estudo discorre sobre a importância da interação entre tecnologia, métodos de ensino, currículo e interatividade no contexto educacional permeado pela cultura digital. Dessa forma, o objetivo geral deste artigo é examinar a relação entre as tecnologias, as novas metodologias, o currículo escolar e a interatividade, com o intuito de compreender como esses elementos interagem e afetam o processo de ensino-aprendizagem. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados teóricos que abordam a relação entre a tecnologia digital e a educação, explorando novas metodologias de ensino, tendências curriculares modernas e a pertinência da interatividade. O artigo enfatiza o papel da tecnologia educacional como facilitadora do processo de aprendizagem, ressaltando a magnitude de abordagens centradas no aluno e na aprendizagem ativa. Ademais, discute-se a necessidade de políticas de ensino eficazes que integrem tecnologias e métodos inovadores, bem como o relevante papel da interatividade em contextos educativos como principais norteadores do processo ensino-aprendizagem. Outrossim, apresenta uma experiência exitosa que utiliza tecnologias na implementação de um projeto sobre Bullying e Cyberbullying em uma escola de Picos-PI, configurando-se como instrumento valioso no auxílio ao aprendizado do aluno, colocando-o como sujeito ativo no processo da aprendizagem, num mundo cada vez mais digital e conectado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY