PRÁTICA EDUCATIVA EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Irene Nunes Lustosa Mendes Universidade Federal do Piauí
  • Georges Thales Santana de Carvalho Mendes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1998

Palavras-chave:

Práxis. Prática Educativa. Escola. Abordagem Emancipatória.

Resumo

Este artigo apresenta uma breve reflexão teórica sobre a prática educativa emancipatória. Para sistematização da análise, optamos, inicialmente, por resgatar a definição de práxis e de prática educativa, entendendo que esta última é uma forma de materialização da primeira. Na sequência abordamos, de forma mais específica, sobre a prática educativa no contexto da escola. Procuramos também, mesmo que brevemente, relacionar prática educativa e política educacional. Para sistematização deste trabalho, resgatamos as compreensões sedimentadas a partir do estudo de autores, como: Freire (1980; 2011), Kosik (2002), Vasquez (2007), Marques e Carvalho (2016) e Saviani (2018). O estudo realizado evidenciou: a) a prática educativa, como uma forma de práxis, uma atividade que é própria do homem, deve ser entendida como atividade intencional e reflexiva; b) a prática educativa emancipatória pressupõe que o verdadeiro aprendizado é fruto da visão crítica, adquirida por meio da reflexividade; c) as práticas educativas, desenvolvidas no contexto da escola, devem considerar o educando como sujeito e a busca do conhecimento deve ser pautada na ação comunicativa, no pensamento crítico e na emancipação.

Biografia do Autor

Irene Nunes Lustosa Mendes, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestre em Educação (UFPI); Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Teresina-PI; irenelustosa@hotmail.com.

Georges Thales Santana de Carvalho Mendes , Universidade Federal do Ceará

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialista em Ciência Política pela Faculdade Ademar Rosado (FAR); Graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR); Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Professor Efetivo da Universidade Estadual do Piauí- UESPI; georgesthales@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Mendes, I. N. L. ., & Mendes , G. T. S. de C. (2021). PRÁTICA EDUCATIVA EMANCIPATÓRIA NO CONTEXTO DA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 16–29. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1998

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.