SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA DE MÃES CUIDADORAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS

Autores

  • Edson Leite Lopes Gimenez IAMSPE
  • Viviani Barnabé Harvard School of Public Health-HSPH
  • Luciana Kase Tanno Assistência Médica ao Servidor Público Estadual

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1997

Palavras-chave:

Qualidade de vida.  Cuidador. Criança. Estresse Psicológico.

Resumo

Objeto: cuidadoras de crianças e adolescentes com doenças neurológicas. Objetivos: analisar o impacto das atividades da cuidadora sobre a saúde física e emocional, o bem-estar psicológico, a vida social e sua situação financeira. Métodos: foi realizada análise descritiva com os resultados dos três questionários aplicados (caracterização, zarit burden interview e de qualidade de vida) em 57 crianças. para verificar a influência de fatores sociodemográficos foi aplicado o teste não paramétrico de wilcoxon e de mann whitney, considerando-se os níveis de significância de 5% e 10%, respectivamente. Resultados: a população do estudo é composta de cuidadoras mulheres (100%), com idade na faixa etária de 26-35 anos (38,6%), estado civil casamento/união estável (68,4%) e moradoras de casa própria (48,2%) ao se comparar a percepção das cuidadoras, pode-se verificar resultados significativos (p-valor< 0,05) quanto aos diferentes tipos de domínios para as residentes em casas próprias, assim como para as que receberam algum tipo de assistência. Conclusões: foi possível comprovar a influência positiva de se ter uma residência própria, assim como de se receber assistência, por parte das cuidadoras quanto aos aspectos gerais, físicos, psicológicos, relações sociais e meio ambiente.

 

Biografia do Autor

Edson Leite Lopes Gimenez, IAMSPE

Doutorando pelo IAMSPE na ára de Qualidade de vida ( início em 2017 ). Possui Mestrado pela Universidade Guarulhos (1997) em Administração, Mestrado Profissional em Administração pela FACECA ( Minas Gerais- 2006),Pós- graduação em MARKETING, Pós- graduação em PRODUÇÃO, Pós- graduação em ENGENHARIA ECONÔMICA e Pós- graduação em COMÉRCIO EXTERIOR. Graduação em ADMINISTRAÇÃO e Graduação em ECONOMIA. Atualmente é professor do CEUNSP e Coordenador do Curso ADMINISTRAÇÃO DE ITU E SALTO. Tem experiência na área Acadêmica como professor de graduação, pós- graduação, pesquisador e coordenador de curso de Administração (24 anos) e coordenador de estágio supervisionado. Coordenador de Curso em Administração revalidação com nota 5 e Coordenador de Curso em Processos Gerenciais. E-mail: prof.edsonleite1966@gmail.com.

Viviani Barnabé, Harvard School of Public Health-HSPH

Graduada em Fisioterapia pela UNICID, mestre em Fisiopatologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1999) e doutora em Emergências Clínicas pela Universidade de São Paulo (2010). Postdoc (2012-2014) pela Harvard School of Public Health-HSPH, docente da Faculdade de Medicina da UNICID, docente convidada da Pós- Graduação do Hospital Israelita Albert Einstein. Orientadora pontual do programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde - IAMSPE/SP/UNICID, membro do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão de Iniciação Científica-UNICID. Atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia respiratória, asma, enfisema pulmonar e Poluição Atmosférica

Luciana Kase Tanno, Assistência Médica ao Servidor Público Estadual

Médica Alergista e Imunologista Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (2001). Atualmente é médica assistente do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo e membro do Comitê Especial em Anafilaxia da Organização Mundial de Alergia. Foi colaboradora do Ambulatório de Reações Adversas a Medicamentos do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2006-2011), onde cursou o doutorado (2011-2014). Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Tem experiência nas áreas de pesquisa clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: reações adversa a drogas, investigação das reações de hipersensibilidade a medicamentos, farmacogenética, anafilaxia, alergias cutâneas, classificação de doenças alérgicas e Classificação Internacional de Doenças (CID).

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Gimenez, E. L. L. ., Barnabé, V. ., & Tanno, L. K. . (2021). SOBRECARGA E QUALIDADE DE VIDA DE MÃES CUIDADORAS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DOENÇAS NEUROLÓGICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 1–15. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1997