PRÁTICAS COLABORATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PROMOÇÃO DA COLABORAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Monica Aparecida da Silva Miranda Escola Municipal Sílvia Haddad

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19967

Palavras-chave:

Colaboração docente. Tecnologias digitais. Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, como as práticas colaborativas mediadas por tecnologias digitais têm sido discutidas na literatura científica no contexto do Ensino Fundamental. A investigação partiu da compreensão de que a colaboração entre docentes é um processo essencial para a construção de uma educação mais democrática e significativa, especialmente quando potencializada por ferramentas digitais que favorecem a comunicação, a escuta ativa e o planejamento conjunto. A análise envolveu produções publicadas entre 2019 e 2024, consultadas em bases como SciELO, CAPES, BDTD e Google Acadêmico. Os resultados evidenciam que, embora haja experiências promissoras, ainda persistem desafios como a ausência de cultura colaborativa nas escolas, a falta de infraestrutura tecnológica e a necessidade de formações continuadas mais sensíveis à realidade docente. Conclui-se que as tecnologias digitais, quando aliadas a um compromisso institucional com o coletivo, podem ampliar as possibilidades de articulação entre professores e contribuir para práticas pedagógicas mais integradas e humanas.

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Biografia do Autor

Monica Aparecida da Silva Miranda, Escola Municipal Sílvia Haddad

Professora de Educação Física/ pedagogia. Escola Municipal Sílvia Haddad/ CMEI Odair Cau.

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

Miranda, M. A. da S. (2025). PRÁTICAS COLABORATIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PROMOÇÃO DA COLABORAÇÃO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4531–4542. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19967