DE JORNALISTA A PROFESSOR: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19952Palavras-chave:
Formação continuada. Formação docente. Professor jornalista. Formação continuada do professor jornalista.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação continuada do professor jornalista, buscando entender como isso pode gerar implicações às práticas educativas. Para tanto, fazemos uso da pesquisa bibliográfica para trabalhar referências que norteiam a discussão acerca da temática e meditar sobre suas contribuições para nosso debate, bem como pesquisa documental, a partir de documentos oficiais dispostos em plataformas digitais. Refletimos sobre os diversos tipos de conhecimento utilizados pelo docente na prática profissional, focando no conhecimento da experiência, tanto a adquirida como jornalista, quanto como professor. Em seguida, pensamos sobre a necessidade formativa pedagógica e sobre como a obrigatoriedade da formação continuada (pós-graduação) pode contribuir nesse processo de se fazer professor. Concluímos com proposições sobre como esses aspectos podem gerar consequências às práticas profissionais.
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