DE JORNALISTA A PROFESSOR: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE

Autores

  • Mayara Sousa Ferreira Universidade Federal do Piauí
  • Maria do Amparo Borges Ferro Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19952

Palavras-chave:

Formação continuada. Formação docente. Professor jornalista. Formação continuada do professor jornalista.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a formação continuada do professor jornalista, buscando entender como isso pode gerar implicações às práticas educativas. Para tanto, fazemos uso da pesquisa bibliográfica para trabalhar referências que norteiam a discussão acerca da temática e meditar sobre suas contribuições para nosso debate, bem como pesquisa documental, a partir de documentos oficiais dispostos em plataformas digitais. Refletimos sobre os diversos tipos de conhecimento utilizados pelo docente na prática profissional, focando no conhecimento da experiência, tanto a adquirida como jornalista, quanto como professor. Em seguida, pensamos sobre a necessidade formativa pedagógica e sobre como a obrigatoriedade da formação continuada (pós-graduação) pode contribuir nesse processo de se fazer professor. Concluímos com proposições sobre como esses aspectos podem gerar consequências às práticas profissionais.

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Biografia do Autor

Mayara Sousa Ferreira, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação/ Universidade Federal do Piauí (UFPI) Professora adjunto II Universidade Estadual do Piauí. 

Maria do Amparo Borges Ferro, Universidade Federal do Piauí

Professora Titular na Universidade Federal do Piauí. Doutora em Educação/ Universidade de São Paulo (USP). 

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Publicado

2025-06-20

Como Citar

Ferreira, M. S., & Ferro, M. do A. B. (2025). DE JORNALISTA A PROFESSOR: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4217–4230. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19952