DO SILÊNCIO À (RE)NASCENÇA: (RE)CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTO “NATALINA SOLEDAD”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19933

Palavras-chave:

Escrevivência. Literatura. Patriarcado. Psicologia. Subjetividade.

Resumo

O texto literário exerce indispensável função na sociedade uma vez que, de forma estética, transmite experiências e emoções humanas. Por meio de narrativas, disponibiliza aos leitores a oportunidade de refletir sobre a complexidade das relações, além de revelar questões relacionadas a problemas sociais, como a desigualdade, o racismo e o machismo. Nesse contexto, a noção de “escrevivência” constitui não somente um operador conceitual para expressar as vivências de mulheres negras, mas, sobretudo, uma ferramenta de luta e resistência. Nessa perspectiva, o presente ensaio, baseado em metodologia qualitativa de caráter bibliográfico, objetiva apresentar - a partir da análise do conto “Natalina Soledad”, parte constituinte da obra “Insubmissas lágrimas de mulheres” (2016), de Conceição Evaristo (1946-) - a mudança de nome como promotora da (re)construção da subjetividade. Com essa proposta, constata-se que a leitura dessa narrativa viabiliza o entendimento de que decidir pela autonomeação para libertar-se das marcas de um sistema sexista e opressor constitui um ato de resistência e renascimento.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilneci Batista de Jesus, Faculdade de Ilhéus

Graduanda do Curso de Psicologia na Faculdade de Ilhéus.

Murillo Cesar da Silva Silva, Faculdade de Ilhéus

Professor Orientador do Curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus. Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

2025-06-13

Como Citar

Jesus, G. B. de, & Silva, M. C. da S. (2025). DO SILÊNCIO À (RE)NASCENÇA: (RE)CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE NO CONTO “NATALINA SOLEDAD”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2891–2902. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19933