VIVÊNCIAS HUMANIZADAS E DESAFIOS EMOCIONAIS NO CUIDADO A IDOSAS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA SOCIAL REALIZADO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ

Autores

  • Ingrid da Silva Haide UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19844

Palavras-chave:

Cuidado Humanizado. Envelhecimento. ILPI. Síndrome do Pôr do Sol. Solidão. Estatuto do Idoso.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar e analisar a experiência vivenciada durante o estágio realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) localizada no município de São José dos Pinhais, Paraná. Através da metodologia da observação participante, totalizando 20 horas de acompanhamento direto, foi possível identificar questões emocionais e cognitivas enfrentadas pelas residentes idosas, incluindo sintomas de demência, como o Mal de Alzheimer, e distúrbios neurocomportamentais, como a síndrome do pôr do sol. A experiência proporcionou reflexões profundas sobre os impactos da solidão, a ausência de vínculos familiares e a importância do cuidado humanizado. Casos como o da senhora Laurie, evidenciam o sofrimento gerado pela desconexão afetiva. A análise também contempla a atuação da equipe multidisciplinar e o comprometimento da instituição com os princípios do Estatuto do Idoso. Conclui-se que o cuidado integral, que abrange tanto as dimensões físicas quanto emocionais, é essencial para promover um envelhecimento digno. O estudo evidencia ainda a necessidade de articulação entre família, Estado e sociedade para garantir os direitos e o bem-estar da população idosa.

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Biografia do Autor

Ingrid da Silva Haide, UniEnsino

Aluna do curso de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Docente do curso de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2025-06-13

Como Citar

Haide, I. da S., & Silva, D. da. (2025). VIVÊNCIAS HUMANIZADAS E DESAFIOS EMOCIONAIS NO CUIDADO A IDOSAS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA: UM RELATO DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA SOCIAL REALIZADO NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS, PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2624–2634. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19844