O DIAGNÓSTICO DO TDAH NO ÂMBITO DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA JUSTIÇA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19785Palavras-chave:
TDAH. Educação. e saúde.Resumo
Este trabalho explora os impactos do diagnóstico precoce e possivelmente equivocado do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em uma criança de seis anos, a partir de um estudo de caso ocorrido em um município do estado de Santa Catarina. O objetivo principal da pesquisa é analisar criticamente o processo de diagnóstico e intervenção médica, educacional e jurídica enfrentado pela família, bem como investigar as estratégias pedagógicas que permitiram a superação das dificuldades iniciais de aprendizagem sem o uso de medicação. A pesquisa detalha a trajetória de resistência dos pais frente a um mandado judicial que os obrigava a administrar o medicamento Ritalina, mesmo após constatarem seus efeitos adversos na saúde e no bem-estar da criança. A família recorreu ao Ministério Público, obtendo posteriormente o direito de interromper o tratamento. A criança, então, foi alfabetizada pela mãe, alcançando um bom desempenho escolar por meio de intervenções pedagógicas adequadas. Os resultados apontam para a importância do envolvimento familiar, da avaliação multidisciplinar criteriosa e da adaptação escolar no processo de aprendizagem de crianças com suspeita de TDAH, evidenciando a necessidade de práticas mais humanas, éticas e coerentes no trato com diagnósticos na infância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY