O DIAGNÓSTICO DO TDAH NO ÂMBITO DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA JUSTIÇA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA

Autores

  • Rozeli Alves Santos Veni Creator Christian University
  • Geraldo Tacidálio Fernandes Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19785

Palavras-chave:

TDAH. Educação. e saúde.

Resumo

Este trabalho explora os impactos do diagnóstico precoce e possivelmente equivocado do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em uma criança de seis anos, a partir de um estudo de caso ocorrido em um município do estado de Santa Catarina. O objetivo principal da pesquisa é analisar criticamente o processo de diagnóstico e intervenção médica, educacional e jurídica enfrentado pela família, bem como investigar as estratégias pedagógicas que permitiram a superação das dificuldades iniciais de aprendizagem sem o uso de medicação. A pesquisa detalha a trajetória de resistência dos pais frente a um mandado judicial que os obrigava a administrar o medicamento Ritalina, mesmo após constatarem seus efeitos adversos na saúde e no bem-estar da criança. A família recorreu ao Ministério Público, obtendo posteriormente o direito de interromper o tratamento. A criança, então, foi alfabetizada pela mãe, alcançando um bom desempenho escolar por meio de intervenções pedagógicas adequadas. Os resultados apontam para a importância do envolvimento familiar, da avaliação multidisciplinar criteriosa e da adaptação escolar no processo de aprendizagem de crianças com suspeita de TDAH, evidenciando a necessidade de práticas mais humanas, éticas e coerentes no trato com diagnósticos na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rozeli Alves Santos, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências de Educação da Veni Creator Christian University e professora da Educação Básica do Estado de Santa Catarina. 

Geraldo Tacidálio Fernandes, Veni Creator Christian University

Doutor em Linguística pela UFPE, Mestre em Linguística pela PUC-SP e UFC, Especialista em Língua Portuguesa e professor do Programa de Mestrado e Doutorado da Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Santos, R. A., & Fernandes, G. T. (2025). O DIAGNÓSTICO DO TDAH NO ÂMBITO DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA JUSTIÇA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 2344–2364. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19785