EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL NAS COMUNIDADES DO AMAZONAS: A EFETIVIDADE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E DESAFIOS DA CULTURA LOCAL

Autores

  • Endro Rocha de Souza UNINORTE
  • Iriele Cordeiro de Alencar Assunção UNINORTE
  • Erick da Silva Nobre UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19772

Palavras-chave:

Exploração Sexual Infantil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Ineficiência da Aplicação da Legislação. Necessidade de Atuação do Estado.

Resumo

O presente artigo trata sobre a exploração sexual infantil nas comunidades do Amazonas, mas para entendermos é necessário analisar as raízes históricas, com práticas abusivas desde o período colonial, quando mulheres indígenas e africanas foram sexualmente exploradas dentro de um sistema patriarcal. No contexto atual, especialmente na região amazônica, a exploração sexual é agravada por fatores como isolamento geográfico, pobreza extrema e a falta de infraestrutura básica e ausência do poder público. O Estatuto da Criança e do Adolescente, embora seja um marco legal importante, enfrenta desafios na sua aplicação, principalmente em áreas remotas, como o Amazonas, onde a presença de autoridades é limitada. A vulnerabilidade social, evidenciada pela falta de acesso à educação e à saúde, contribui para a exposição das crianças a situações de abuso sexual. Além disso, a subnotificação de casos de exploração sexual é um problema recorrente, devido ao medo de represálias, desconfiança nas autoridades e ao desconhecimento dos canais de denúncia. A normalização cultural da exploração sexual, em algumas comunidades, também dificulta a denúncia desses abusos. Para uma aplicação mais eficaz da legislação, é necessário adaptar as políticas públicas à realidade local, com estratégias de conscientização e educação sexual que envolvam as comunidades. A mobilização de lideranças comunitárias e o fortalecimento das redes de proteção social são fundamentais para garantir a proteção integral das crianças e adolescentes na região amazônica. Assim, a efetividade da legislação depende da colaboração entre governo, sociedade civil e organizações não governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Endro Rocha de Souza, UNINORTE

Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Engenharia de Produção, MBA em Gerenciamento de Projetos e discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Iriele Cordeiro de Alencar Assunção, UNINORTE

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte-UNINORTE.  

Erick da Silva Nobre, UNINORTE

Advogado, especialista em docência do ensino superior e professor, do curso de direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

Souza, E. R. de, Assunção, I. C. de A., & Nobre, E. da S. (2025). EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL NAS COMUNIDADES DO AMAZONAS: A EFETIVIDADE DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E DESAFIOS DA CULTURA LOCAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1074–1095. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19772