A LEI DE COTAS FEMININAS E A PARIDADE DE GÊNERO NO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS LIMITAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO EM LOCAIS DE PODER

Autores

  • Mariana Telles de Oliveira Carneiro Veni Creator Christian University
  • André Silva Araújo Veni Creator Christian University
  • Henrique Rodrigues Lelis Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19768

Palavras-chave:

Direito das minorias. Paridade de gênero.Poder Judiciário de Pernambuco.

Resumo

O presente artigo científico versa sobre a representação feminina e o impacto da Lei de Cotas de Gênero na nomeação de Desembargadores e cargos de Diretoria no Poder Judiciário de Pernambuco. Quando se fala em paridade de gênero no Poder Judiciário, parte do princípio fundamental da igualdade e da aplicação de politicas públicas de fomento a participação de mulheres em cargos de poder, promovendo uma justiça e equilibrada que atenda os valores da sociedade atual. A Lei nº 9.100/1995 foi a primeira legislação brasileira a veicular cotas de gênero. Desde então a legislação de cotas de gênero vem evoluindo com o objetivo de quebrar paradigmas, combater o patriarcado e o preconceito estruturado. Junto ao Poder Judiciário, a defesa do direito de igualdade de gênero em locais de decisão e poder foi estabelecido com a Resolução nº 255 do CNJ, em 2018. O fortalecimento da ideia de equidade de gêneros é necessário, para combater as desigualdades estruturais e inserir diferentes perspectivas nos processos decisórios, garantindo que as mulheres tenham voz e participação ativa igualitária nos locais de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Telles de Oliveira Carneiro, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas de Direitos Humanos pela VCCU- Veni Creator Christian University- Estado da Florida,USA. Universidade Maurício de Nassau/ PE; Graduada em Bacharelado em Direito pela UNICAP- Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Direito Público e Especializada em Direito Processual Civil e Direito Civil, pela UNINASSAU. Oficial de Justiça do TJPE.

André Silva Araújo, Veni Creator Christian University

Mestrando da Veni Creator Christian University-  Estado da Florida, USA. Pós-graduação em direito civil e processo civil pelo ESMAPE - Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Bacharelado em administração, pela Universidade Federal de Pernambuco. Analista Judiciário do TJPE.

Henrique Rodrigues Lelis, Veni Creator Christian University

Professor Orientador do Mestrado  em Ciências Jurídicas de Direitos Humanos pela VCCU- Veni Creator Christian University, Doutor em Gestão do Conhecimento e Sistema de Informação pela Universidade FUMEC. Mestre em Proteção das Leis Fundamentais pelo Programa de Mestrado em Direito da Universidade de Itaúna. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

Carneiro, M. T. de O., Araújo, A. S., & Lelis, H. R. (2025). A LEI DE COTAS FEMININAS E A PARIDADE DE GÊNERO NO PODER JUDICIÁRIO DE PERNAMBUCO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS LIMITAÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO EM LOCAIS DE PODER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1850–1863. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19768