O USO DE FERRAMENTAS NA GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO NA CIDADE DE TEFÉ-AM

Autores

  • Maetlen de Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Deusamir Pereira Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19765

Palavras-chave:

Diagrama de Ishikawa. Produtos. Serviços.

Resumo

O trabalho teve como objetivo investigar a utilização do diagrama de Ishikawa em uma empresa de refrigeração localizada em Tefé-AM, empresa denominada como “Toninho Pinguim Climatização Refrigeração e Serviços”, a metodologia utilizada foi o hipotético-dedutivo, de natureza exploratória, iniciando com um levantamento bibliográfico para coleta de dados, Está pesquisa se justifica como atividade de extensão académica, buscando o aprimoramento dos conhecimentos teóricos, aplicando-os de forma prática em uma empresa local. A gestão da qualidade é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer organização, pois permite identificar e corrigir problemas, melhorar processos e aumentar a satisfação dos clientes. No entanto, muitas empresas ainda não empregam métodos eficazes de gestão da qualidade, o que pode levar a problemas de qualidade, perda de produtividade e insatisfação dos clientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maetlen de Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Discente do curso de Administração na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Deusamir Pereira, Universidade do Estado do Amazonas

Orientador. Professor de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2025-06-07

Como Citar

Lima, M. de, & Pereira, D. (2025). O USO DE FERRAMENTAS NA GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DE REFRIGERAÇÃO NA CIDADE DE TEFÉ-AM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 1432–1440. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19765