PLANEJAMENTO COLABORATIVO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Maria Cláudia Soares Gomes Barbosa Universidad Interamericana
  • Ana Celia Feitosa da Silva UNIGRAN

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19686

Palavras-chave:

Disability. Equity. Collaborative planning.

Resumo

O presente artigo discute a importância do planejamento colaborativo entre o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o professor da sala regular como estratégia fundamental para a efetivação da educação inclusiva. Com base nas legislações nacionais e nas diretrizes pedagógicas do município de Caucaia – CE, analisa-se o papel de ambos os profissionais na construção de práticas pedagógicas acessíveis e adaptadas às necessidades dos alunos com deficiência. Destacam-se a utilização de tecnologias assistivas a avaliação contínua e a formação docente como elementos essenciais para garantir o direito à aprendizagem e a equidade no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Soares Gomes Barbosa, Universidad Interamericana

Doutora e Mestre em Educação pela Universidad Interamericana. Professora, concursada no município de São Gonçalo do Amarante - Ceará. Orientadora, organizadora e co-autora do livro: Caminhos da Prática Educativa, Caminhar, (2019) e Escola de Tempo Integral- Caminhar (2023).

Ana Celia Feitosa da Silva, UNIGRAN

Mestre em Ciências da Educação pela UNIGRAN Universidad Gran Asunción, Psicopedagoga, Professora do Atendimento Educacional Especializado concursada do município de Caucaia - CE. Autora do artigo Planejamento Colaborativo uma prática pedagógica eficaz para educação inclusiva.

Downloads

Publicado

2025-06-05

Como Citar

Barbosa, M. C. S. G., & Silva, A. C. F. da. (2025). PLANEJAMENTO COLABORATIVO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA EFICAZ PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 903–910. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19686