O ESTUDO MERCADOLÓGICO DO IPHONE 15 PRO MAX NO 1° TRIMESTRE DE 2024 COM BASE NOS ASPECTOS SOCIAIS E MICROECONÔMICOS

Autores

  • Leticia Damares Moura da Fonseca Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
  • Nathalia Auanny de Andrade Lira Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
  • Julio Cesar Molon Bevilaqua Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19680

Palavras-chave:

IPhone 15 Pro Max. Pertencimento social. Consumo. Estratégia de mercado.

Resumo

Este artigo realiza uma análise de mercado do iPhone 15 Pro Max no contexto brasileiro, destacando sua expressiva liderança em vendas no primeiro trimestre de 2024, apesar de seu alto preço, o estudo busca compreender esse fenômeno a partir de seus aspectos sociais e microeconômicos, pois embora o sucesso do produto possa ser parcialmente explicado por suas inovações tecnológicas, o artigo enfatiza que seu apelo vai além da funcionalidade, mas pelo desejo de reconhecimento social que se conecta com a estratégia utilizada pela Apple de não vender apenas tecnologia, mas sim pertencimento e o estilo de vida desejado pelos jovens, por este motivo consumidores de baixa renda se esforçam para comprar um iPhone: porque ele simboliza aceitação e status. O sucesso do iPhone 15 Pro Max não pode ser explicado apenas em termos de racionalidade econômica ou inovação tecnológica, mas como um aglomerado de fatores sociais impactam no consumo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Damares Moura da Fonseca, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Tecnólogo em Comércio Exterior, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.

Nathalia Auanny de Andrade Lira, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Tecnólogo em Comércio Exterior, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste.

Julio Cesar Molon Bevilaqua, Faculdade de Tecnologia da Zona Leste

Orientador na Faculdade de Tecnologia da Zona Leste 2021 - 2022. Especialização em Business Intelligence, Big Data E Analytics - Ciência de dados. Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil. Business Intelligence, Big Data E Analytics - Ciência De Dados. 2012 –2013 Especialização em Negócios Internacionais. (Carga Horária: 366h). Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil. Projeto Empresa Internacional. Graduação em Logistica e Transportes. FATEC ZONA LESTE, FATEC%20ZL, Brasil, Análise dos Procedimentos de Importação do Fio 100% Poliéster.  Curso técnico/profissionalizante em Logística. Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, ETEC LAURO GOMES, Brasil.

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Fonseca, L. D. M. da, Lira, N. A. de A., & Bevilaqua, J. C. M. (2025). O ESTUDO MERCADOLÓGICO DO IPHONE 15 PRO MAX NO 1° TRIMESTRE DE 2024 COM BASE NOS ASPECTOS SOCIAIS E MICROECONÔMICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 190–202. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19680