IMPACTOS DA QUALIFICADORA DO FEMINICÍDIO NA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores

  • Kássia Ketleyn Teles Gonçalves Faculdade Legale
  • Sandra Stephani Marques da Costa Faculdade Legale 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19574

Palavras-chave:

Feminicídio. Violência doméstica. Desigualdade de gênero. Lei Maria da Penha. Políticas Públicas.

Resumo

O presente artigo científico analisa os reflexos da qualificadora do feminicídio no combate à violência contra a mulher. A questão central é: a qualificadora do feminicídio contribui para a redução da violência doméstica contra a mulher? Utilizando metodologia bibliográfica jurídico-sociológica, o estudo revela que a violência familiar contra a mulher está enraizada no patriarcado, que sustenta o machismo e promove tratamento desigual entre os gêneros. São abordadas as diversas formas de violência sofridas pelas mulheres, especialmente no contexto conjugal, destacando a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para combater todas as formas de agressão contra a mulher. Fundamenta-se a importância dessas políticas em princípios constitucionais e nos Direitos Humanos, que asseguram a proteção da igualdade de gênero. Por fim, o artigo examina a relação entre a violência doméstica e a qualificadora do feminicídio, mostrando que ambas as legislações se complementam para ressignificar os fatos atuais. Conclui-se que a lei do feminicídio atua como instrumento para enfrentar e combater a violência doméstica contra a mulher, reforçando o compromisso do Estado com a proteção dos direitos femininos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kássia Ketleyn Teles Gonçalves, Faculdade Legale

Especialista em Direito Civil e Processo Civil, Direito Empresarial e Direito Público, pela Faculdade Legale. Pós-graduanda em Direito Previdenciário pelo Instituto Especcial Jus – Faculdade Verbo Jurídico. Advogada (OAB de nº 65.984 - GO ). Procuradora do Município de Uruaçu – GO.

Sandra Stephani Marques da Costa, Faculdade Legale 

Especialista em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Legale em 2020. Advogada (OAB de nº 52.935) Responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica da UEG. Assistente de Coordenação do Curso de Direito da Faculdade Serra da Mesa. Professora Universitária.

Downloads

Publicado

2025-05-26

Como Citar

Gonçalves, K., & Costa, S. da. (2025). IMPACTOS DA QUALIFICADORA DO FEMINICÍDIO NA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6935–6951. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19574