O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL: DESAFIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Cecília Martins Lopes Lacerda Centro Universitário Santa Maria
  • Rafaela de Oliveira Nóbrega Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Raquel Antunes Casimiro Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19563

Palavras-chave:

Câncer do colo do útero. Enfermagem. Prevenção. Atenção primária. Saúde da mulher.

Resumo

O câncer do colo do útero é um grave problema de saúde pública no Brasil, associado a altas taxas de incidência e mortalidade, especialmente entre mulheres em idade reprodutiva e em regiões mais vulneráveis. Diante desse cenário, a atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde (APS) torna-se essencial para a promoção da saúde da mulher, por meio da prevenção, rastreamento e educação em saúde. Este trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do enfermeiro na prevenção do câncer cervical, com foco nos desafios enfrentados e nas estratégias utilizadas na APS. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). Os dados foram coletados nas bases LILACS, BDENF e MEDLINE, utilizando os descritores como “Enfermagem”, “Neoplasias do Colo do Útero”, “Prevenção de Doenças” e “Atenção Primária à Saúde”, combinados pelos operadores booleanos “AND” e “OR”. “Os critérios de inclusão são: artigos publicados em português, com texto completo disponível gratuitamente, nos últimos dez anos, que abordem a atuação do enfermeiro na prevenção do câncer cervical. Os critérios de exclusão incluem: trabalhos repetidos entre bases, publicações incompletas, ou que não estejam diretamente relacionados à temática proposta. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, categorizando os principais achados de acordo com os objetivos do estudo. Os estudos revelaram que o enfermeiro tem papel essencial na prevenção do câncer do colo do útero, especialmente por meio da educação em saúde e realização do exame citopatológico. No entanto, barreiras como baixa adesão, desinformação e limitações nos serviços ainda persistem. Conclui-se que é necessário investir em capacitação profissional e estratégias que ampliem o acesso e promovam o rastreamento efetivo na atenção primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Martins Lopes Lacerda, Centro Universitário Santa Maria

Acadêmica do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Maria.

Rafaela de Oliveira Nóbrega, Centro Universitário Santa Maria

Docente do Centro Universitário Santa Maria, Mestre em ciências naturais e biotecnologia.

Maria Raquel Antunes Casimiro, Centro Universitário Santa Maria

Docente da UNIFSM e Enfermeira, Biografia: Mestre em Sistemas Agroindustriais, Enfermeira pela UNIFSM; Doutoranda em Gestão de Recursos Naturais.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Especialista pelo Centro Universitário Santa Maria. Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Lacerda, C. M. L., Nóbrega, R. de O., Casimiro, M. R. A., & Souza, A. C. de. (2025). O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CERVICAL: DESAFIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 8308–8320. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19563