INFLUÊNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA OCORRÊNCIA DE MASSACRES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOBRE FATORES DE RISCO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19536Palavras-chave:
School Shootings. Socio-emotional Skills. Risk Factors.Resumo
Vive-se uma era de decadência emocional, especialmente nas escolas, que buscam restabelecer o equilíbrio socioemocional dos estudantes, diante do aumento de massacres escolares no Brasil. Para mitigar essas ameaças, é crucial identificar fatores de risco, como bullying, relações interpessoais deficitárias e habilidades socioemocionais insuficientes. Enquanto o aspecto interpessoal refere-se à interação social, o socioemocional diz respeito ao gerenciamento das emoções decorrentes dessas relações. Este estudo, de natureza exploratória e análise qualitativa documental, examina reportagens brasileiras e revela correlações entre déficits socioemocionais e a ocorrência de massacres escolares. No contexto dos massacres escolares, essa relação torna-se crítica: 23,7% dos casos terminam em suicídio, e em quase 60% das ocorrências, a conclusão é indeterminada, pois foram interrompidas por terceiros. Esses dados sugerem uma ligação entre a incapacidade de lidar com emoções complexas e a percepção distorcida das consequências de seus atos. O homicida-suicida, por exemplo, encerra sua desorganização emocional através da morte após a vingança. Observa-se que déficits socioemocionais são fatores de risco relevantes, pois o agressor não só falha em processar sentimentos de rejeição, mas também em encontrar alternativas para além da agressão em suas frustrações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY