INFLUÊNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA OCORRÊNCIA DE MASSACRES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOBRE FATORES DE RISCO

Autores

  • Nicolli Karen Coelho Koritar Centro Universitário das Américas - FAM
  • Gisele Asseis Tressoldi Centro Universitário das Américas - FAM
  • Rita de Cássia do Amaral Centro Universitário das Américas - FAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19536

Palavras-chave:

School Shootings. Socio-emotional Skills. Risk Factors.

Resumo

Vive-se uma era de decadência emocional, especialmente nas escolas, que buscam restabelecer o equilíbrio socioemocional dos estudantes, diante do aumento de massacres escolares no Brasil. Para mitigar essas ameaças, é crucial identificar fatores de risco, como bullying, relações interpessoais deficitárias e habilidades socioemocionais insuficientes. Enquanto o aspecto interpessoal refere-se à interação social, o socioemocional diz respeito ao gerenciamento das emoções decorrentes dessas relações. Este estudo, de natureza exploratória e análise qualitativa documental, examina reportagens brasileiras e revela correlações entre déficits socioemocionais e a ocorrência de massacres escolares. No contexto dos massacres escolares, essa relação torna-se crítica: 23,7% dos casos terminam em suicídio, e em quase 60% das ocorrências, a conclusão é indeterminada, pois foram interrompidas por terceiros. Esses dados sugerem uma ligação entre a incapacidade de lidar com emoções complexas e a percepção distorcida das consequências de seus atos. O homicida-suicida, por exemplo, encerra sua desorganização emocional através da morte após a vingança. Observa-se que déficits socioemocionais são fatores de risco relevantes, pois o agressor não só falha em processar sentimentos de rejeição, mas também em encontrar alternativas para além da agressão em suas frustrações.

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Biografia do Autor

Nicolli Karen Coelho Koritar, Centro Universitário das Américas - FAM

Psicóloga, Centro Universitário das Américas - FAM.

Gisele Asseis Tressoldi, Centro Universitário das Américas - FAM

Psicóloga, Centro Universitário das Américas - FAM.

Rita de Cássia do Amaral, Centro Universitário das Américas - FAM

Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, Professora e Orientadora,  Centro Universitário das Américas - FAM.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Koritar, N. K. C., Tressoldi, G. A., & Amaral, R. de C. do. (2025). INFLUÊNCIA DAS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA OCORRÊNCIA DE MASSACRES ESCOLARES: UMA ANÁLISE SOBRE FATORES DE RISCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 625–641. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19536