LABELLING APPROACH: ANÁLISE JURÍDICA DA MARGINALIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA A PARTIR DO ESTUDO DA OBRA “CAPITÃES DA AREIA”

Autores

  • Amanda Rafaelle Barbosa de Sousa Centro Universitário Santo Agostinho
  • Mariana Ferreira Frazão Centro Universitário Santo Agostinho
  • Maria do Socorro Rodrigues Coelho Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19481

Palavras-chave:

Marginalização infantil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Capitães da Areia.

Resumo

O artigo analisa como Capitães da Areia, de Jorge Amado, dialoga com o Direito e a Criminologia ao retratar a marginalização de crianças em situação de rua. A partir da Teoria do Etiquetamento (Labelling Approach), investiga-se o processo de estigmatização destas crianças e sua relação com o sistema jurídico brasileiro. Esta análise destaca como a criminalização e a exclusão social reforçam o ciclo de marginalização, dificultando sua reintegração à sociedade. Apesar da existência de dispositivos legais, como a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a aplicação ineficaz dessas normativas contribui para a permanência do estigma, evidenciando um abismo entre o que está previsto na lei e a realidade vivida por esses menores. O romance de Amado, ao humanizar essas figuras marginalizadas, revela as falhas estruturais do sistema e denuncia a ausência de políticas eficazes. Este estudo propõe, por fim, uma reflexão sobre a necessidade de revisão das políticas públicas para garantir maior proteção e inclusão dessas crianças, assegurando seus direitos e melhores condições de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Rafaelle Barbosa de Sousa, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente, Centro Universitário Santo Agostinho. 

Mariana Ferreira Frazão, Centro Universitário Santo Agostinho

Discente, Centro Universitário Santo Agostinho.

Maria do Socorro Rodrigues Coelho, Centro Universitário Santo Agostinho

Professora e Orientadora do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA). Doutora em Direito pelo Centro Universitário de Brasília- CEUB (2022).

Downloads

Publicado

2025-05-27

Como Citar

Sousa, A. R. B. de, Frazão, M. F., & Coelho, M. do S. R. (2025). LABELLING APPROACH: ANÁLISE JURÍDICA DA MARGINALIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RUA A PARTIR DO ESTUDO DA OBRA “CAPITÃES DA AREIA”. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7406–7417. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19481