INCIDÊNCIA E TENDÊNCIAS DE NEOPLASIAS MALIGNAS DO ENCÉFALO EM CRIANÇAS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO

Autores

  • Isabella Muller Buligon Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
  • Hugo Razini Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19451

Palavras-chave:

Neoplasia. Maligna. Encéfalo. Epidemiologia.

Resumo

O presente estudo objetivou caracterizar a epidemiologia das neoplasias malignas do encéfalo em crianças de 1 a 14 anos no Estado do Paraná, entre 2020 e 2023, por meio de análise descritiva de dados secundários extraídos da plataforma TABNET do DATASUS. Foram inclusas 792 internações com diagnóstico C71, sendo 58,3% em meninos e 46,9% na faixa etária de 5 a 9 anos; 77,9% dos pacientes são declarados brancos. A média anual de internações foi de 198, e registraram-se 40 óbitos, resultando em taxa média de mortalidade de 5,14 por 100 mil habitantes. A análise temporal evidenciou oscilações nas internações e mortalidade ao longo do período estudado. A comparação com estudos nacionais e internacionais revelou padrões similares de predominância masculina e da raça branca, sugerindo fatores comuns relacionados ao acesso ao diagnóstico e tratamento. Conclui-se que, apesar das limitações inerentes ao uso de bases administrativas, os achados reforçam a urgência de políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce, à equidade de acesso e ao aprimoramento das estratégias terapêuticas, com vistas à redução da morbimortalidade pediátrica por tumores encefálicos.

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Biografia do Autor

Isabella Muller Buligon, Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica de Medicina no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Hugo Razini Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Biociências e Saúde pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Buligon, I. M., & Oliveira, H. R. (2025). INCIDÊNCIA E TENDÊNCIAS DE NEOPLASIAS MALIGNAS DO ENCÉFALO EM CRIANÇAS: UM ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6641–6649. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19451