ANÁLISE DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NA RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Maria Fernanda Trindade Louça de Oliveira UNINASSAU
  • Leiliane Tavares Lima UNINASSAU
  • Patrícia Coêlho Costa Ribeiro UNINASSAU
  • Fabiana Luiza Silva Tavares UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19368

Palavras-chave:

Análise. ECA. Estado. Infraestrutura. Medidas Socioeducativas. Políticas públicas. Ressocialização. Reincidência criminal. Reinserção social. SINASE e Tocantins.

Resumo

Este artigo analisa a efetividade das medidas socioeducativas no Tocantins, focando na ressocialização de adolescentes em conflito com a lei e na redução da reincidência criminal, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Mediante abordagem qualitativa e quantitativa, examinaram-se as condições estruturais das unidades de atendimento, às políticas públicas locais e os índices de criminalidade juvenil, confrontando a teoria legal com a realidade estadual. Os resultados evidenciam que, apesar do amparo legal, a falta de infraestrutura adequada, escassez de programas profissionalizantes e insuficiência de acompanhamento psicossocial comprometem a eficácia das medidas. Conclui-se necessários investimentos prioritários em estrutura física, capacitação de equipes e expansão de políticas Inter setoriais para que o sistema socioeducativo tocantinense cumpra seu papel ressocializador e contribua efetivamente para a reinserção social e diminuição da reincidência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Trindade Louça de Oliveira, UNINASSAU

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Uninassau Palmas Grupo Ser.

Leiliane Tavares Lima, UNINASSAU

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Uninassau Palmas Grupo Ser.

Patrícia Coêlho Costa Ribeiro, UNINASSAU

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Uninassau Palmas Grupo Ser.

Fabiana Luiza Silva Tavares, UNINASSAU

Graduação pela Unirg, atinga Fafich, reconhecida pela UFG o diploma. Pós-Graduação em direito penal e processo penal pela unitins. Mestrado em direito e políticas pública, Uniceub Brasília. Professora, da Instituição Uninassau Palmas Grupo Ser. 

Downloads

Publicado

2025-05-27

Como Citar

Oliveira, M. F. T. L. de, Lima, L. T., Ribeiro, P. C. C., & Tavares, F. L. S. (2025). ANÁLISE DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NA RESSOCIALIZAÇÃO DE MENORES INFRATORES NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 7418–7436. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19368