A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NOS ATOS INFRACIONAIS DE ADOLESCENTES

Autores

  • Juliana Meira Lopes CESUPI
  • Taiana Levinne Carneiro Cordeiro CESUPI
  • Thyara Gonçalves Novais CESUPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19324

Palavras-chave:

Redes sociais. Atos infracionais. Adolescentes. Neurodesenvolvimento. Desensibilização.

Resumo

As redes sociais são parte central da vida dos adolescentes brasileiros, moldando suas interações e identidades. No entanto, essa presença digital constante também os expõe a riscos significativos, incluindo o envolvimento em atos infracionais. Entenda, neste artigo, a complexa ligação entre o uso de plataformas digitais e comportamentos de risco em jovens de 14 a 18 anos. Investigamos como o design viciante das redes explora vulnerabilidades do cérebro adolescente, afetando o autocontrole e a percepção de perigo. Analisamos como a exposição a conteúdos transgressores pode normalizar condutas desviantes e como as redes sociais facilitam desde cyberbullying e fraudes até a organização de crimes e a glamourização de atos ilícitos. Avaliamos criticamente as estratégias de mitigação existentes – da conscientização familiar e educação digital aos limites da moderação das plataformas e à necessidade de leis atualizadas (Marco Civil, LGPD). Concluímos que apenas uma abordagem colaborativa, envolvendo famílias, escolas, plataformas, profissionais de saúde e o poder público, pode vir a reduzir esses riscos e promover um ambiente digital mais seguro para os jovens.

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Biografia do Autor

Juliana Meira Lopes, CESUPI

Discente no curso de direito, Centro de Ensino Superior de Ilhéus – CESUPI.

Taiana Levinne Carneiro Cordeiro, CESUPI

Advogada e professora universitária, Centro de Ensino Superior de Ilhéus – CESUPI.

Thyara Gonçalves Novais, CESUPI

Advogada, professora universitária, Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI e Mestra em Direito pela UNIFG. 

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Publicado

2025-05-17

Como Citar

Lopes, J. M., Cordeiro, T. L. C., & Novais, T. G. (2025). A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NOS ATOS INFRACIONAIS DE ADOLESCENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4156–4177. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19324