A EFETIVADE DA REMIÇÃO PELO ESTUDO

Autores

  • Raimundo Amaro Rodrigues das Neves Faculdade São Lucas
  • Adolfo Naujorks Faculdade São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19304

Palavras-chave:

Remição de pena. Estudo. Sistema prisional. Ressocialização. Direitos do preso.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a efetividade da remição da pena por meio do estudo no sistema prisional brasileiro, à luz da legislação vigente e de estudos acadêmicos já publicados. A remição pelo estudo consiste em um benefício legal que permite ao apenado a redução de sua pena mediante a comprovação de atividades educacionais. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica, com base em livros, artigos científicos e legislações, buscando compreender se, na prática, o direito à remição pelo estudo está sendo devidamente assegurado e se contribui para a ressocialização do preso. Os resultados apontam que, embora seja um avanço importante, ainda existem desafios estruturais, políticos e sociais que dificultam sua plena efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Amaro Rodrigues das Neves, Faculdade São Lucas

Graduando do curso de Direito pela Faculdade São Lucas, Porto Velho, 2025.

Adolfo Naujorks, Faculdade São Lucas

Mestre em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Rondônia - Unir, professor e orientador da Faculdade São Lucas, Porto Velho, 2025.  

Downloads

Publicado

2025-05-17

Como Citar

Neves, R. A. R. das, & Naujorks, A. (2025). A EFETIVADE DA REMIÇÃO PELO ESTUDO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 4070–4085. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19304