A ATUAÇÃO DO 3º NÚCLEO 4.0 DE JUSTIÇA, APOIO CÍVEL NA IDENTIFICAÇÃO DOS INCIDENTES DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS (IRDR)

Autores

  • Marcia Vieira Barbosa UNINASSAU
  • Jordana Ribeiro Cardoso Freitas UNINASSAU
  • Amy Teixeira Esteves de Araújo UNINASSAU
  • Tássio Gonçalves Baliza UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19190

Palavras-chave:

IRDR. Justiça 4.0. Auxílio.núcleo. Poder Judiciário.

Resumo

O presente artigo visa apresentar como o 3º Núcleo 4.0 de Justiça, Apoio Cível, atua no auxílio da identificação das Ações que se enquadram nos Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas, os chamados IRDRs. Assim, nosso objetivo é verificar as medidas adotadas pelo Núcleo para identificar o trâmite dessas ações, bem como as decisões proferidas e demais providências adotadas para diminuir a quantidade de processos em trâmite, além de resolver com mais celeridade e eficácia as demandas judiciais tocantinenses. Esta pesquisa foi desenvolvida com a utilização do método de abordagem teórico dedutivo, juntamente com a metodologia da pesquisa jurídica, por meio de técnicas exploratórias bibliográficas e documentais. A partir das informações obtidas, é possível identificar que o referido núcleo atua como uma espécie de auxiliar jurisdicional, o qual aumentou consideravelmente o índice de decisões proferidas em todo o estado do Tocantins. Elas identificaram e suspenderam as demandas repetitivas, fazendo com que houvesse um aumento no quantitativo de remessas ao Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas - NUGEPAC, setor responsável por gerenciar todos os processos suspensos por IRDR, causando um impacto positivo na prestação jurisdicional e melhorando a razoabilidade da duração do processo. Portanto, que a atuação do Núcleo resulta em uma maior celeridade, tanto para o Poder Judiciário Tocantinense como para os jurisdicionados, especialmente no que diz respeito ao funcionamento eficiente do sistema legal, visto que proporciona um considerável descongestionamento no volume das demandas judiciais.

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Biografia do Autor

Marcia Vieira Barbosa, UNINASSAU

Graduanda em Direito na Uninassau, Palmas. 

Jordana Ribeiro Cardoso Freitas, UNINASSAU

Graduanda em Direito na Uninassau, Palmas/TO. 

Amy Teixeira Esteves de Araújo, UNINASSAU

Graduanda em Direito na Uninassau, Palmas/TO. 

Tássio Gonçalves Baliza, UNINASSAU

Pós-graduado em Teoria da Decisão Judicial pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense, Graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, professor da UNINASSAU, Palmas.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Barbosa, M. V., Freitas, J. R. C., Araújo, A. T. E. de, & Baliza, T. G. (2025). A ATUAÇÃO DO 3º NÚCLEO 4.0 DE JUSTIÇA, APOIO CÍVEL NA IDENTIFICAÇÃO DOS INCIDENTES DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS (IRDR). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2477–2482. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19190