IMPUTABILIDADE PENAL E TRANSTORNOS MENTAIS: DESAFIOS PARA O SISTEMA DE JUSTIÇA BRASILEIRO

Autores

  • Miriam Alves Lopes Teixeira UNIRG
  • Jorge Barros Filho UNIRG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19184

Palavras-chave:

Estudo. Transtornos Mentais. Justiça. Indivíduos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo aprofundar a compreensão da imputabilidade penal de indivíduos com transtornos mentais. Por meio de uma revisão bibliográfica, busca-se analisar a relevância de uma abordagem integrada e multidisciplinar para garantir a justiça e a equidade no tratamento desses indivíduos pelo sistema judiciário. A pesquisa, realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, evidencia a complexidade da avaliação da imputabilidade, que exige um olhar atento tanto para os aspectos legais quanto para os psicológicos. Destaca- se a necessidade de assegurar a proteção dos direitos fundamentais dessas pessoas, como a dignidade, a saúde e a liberdade. Ao sintetizar os principais achados da literatura, este estudo contribui para o debate sobre a importância de políticas públicas e práticas judiciais que promovam a justiça restaurativa e a reinserção social de indivíduos com transtornos mentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Alves Lopes Teixeira, UNIRG

Discente do curso de Direito, Universidade de Gurupi- UNIRG. 

Jorge Barros Filho, UNIRG

Professor concursado especialista, Universidade de Gurupi- UNIRG; Pós-graduado em Processo Civil; especialista em Ciências Penais e Tribunal do Juri - ASPCC-SP. Professor, advogado, orientador.

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

Teixeira, M. A. L., & Barros Filho, J. (2025). IMPUTABILIDADE PENAL E TRANSTORNOS MENTAIS: DESAFIOS PARA O SISTEMA DE JUSTIÇA BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2706–2720. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19184