O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19174Palavras-chave:
Ensino de inglês. Gênero. Equidade. Educação crítica. Prática pedagógica.Resumo
O presente estudo investiga de que maneira o ensino da língua inglesa pode contribuir significativamente para a promoção da equidade em ambientes escolares. Ancorado em uma abordagem crítica e intercultural, o trabalho analisa como práticas pedagógicas engajadas podem colaborar para a desconstrução de estereótipos socioculturais, fomentando a formação de estudantes críticos, autônomos e atuantes socialmente. À luz de teóricos influentes como Paulo Freire, Claire Kramsch e Alastair Pennycook, são discutidos os desafios enfrentados por docentes no cotidiano escolar, bem como as possibilidades de intervenção pedagógica que visam à construção de uma educação linguística mais inclusiva, democrática e transformadora. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão de literatura de natureza qualitativa, com o intuito de oferecer subsídios teóricos que favoreçam a reflexão sobre práticas educacionais comprometidas com a justiça social.
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