O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19174

Palavras-chave:

Ensino de inglês. Gênero. Equidade. Educação crítica. Prática pedagógica.

Resumo

O presente estudo investiga de que maneira o ensino da língua inglesa pode contribuir significativamente para a promoção da equidade em ambientes escolares. Ancorado em uma abordagem crítica e intercultural, o trabalho analisa como práticas pedagógicas engajadas podem colaborar para a desconstrução de estereótipos socioculturais, fomentando a formação de estudantes críticos, autônomos e atuantes socialmente. À luz de teóricos influentes como Paulo Freire, Claire Kramsch e Alastair Pennycook, são discutidos os desafios enfrentados por docentes no cotidiano escolar, bem como as possibilidades de intervenção pedagógica que visam à construção de uma educação linguística mais inclusiva, democrática e transformadora. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão de literatura de natureza qualitativa, com o intuito de oferecer subsídios teóricos que favoreçam a reflexão sobre práticas educacionais comprometidas com a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Santos e Silva, Christian Business School

Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Sobral, CE Professor efetivo de língua Inglesa do Estado do Ceará, Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação ( MUST University - Flórida, E.U.A.), Doutorando em Ciências da Educação (Christian Business School -Flórida, E.U.A.). Orcid: https://orcid.org/0009-0005-9836-4287

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

Silva, D. S. e. (2025). O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE DE GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2673–2693. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19174