A EDUCAÇÃO SOB ANÁLISE DA SOCIOLOGIA CULTURAL: POSSIBILIDADES

Autores

  • Ivandro Pinto de Menezes Universidade do Estado da Bahia
  • Gicelma de Oliveira Cavalcante Universidade do Estado da Bahia
  • José Ivaldo de Brito Ferreira Universidade do Estado da Bahia
  • Carlos Henrique Alves Limeira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19171

Palavras-chave:

Sociologia Cultural. Jeffrey Alexander. Educação. Performances Culturais. Narrativas.

Resumo

Este artigo explora as potencialidades da Sociologia Cultural de Jeffrey Alexander para a análise de processos educacionais. Distinguindo-se da sociologia da cultura, que subordina fenômenos culturais a estruturas sociais, a sociologia cultural concebe a cultura como um sistema autônomo de significados que influencia e é influenciado pela ação social. O "programa forte" da sociologia cultural, desenvolvido por Alexander e colaboradores, enfatiza a análise de códigos binários, narrativas, performances e dramas sociais como elementos centrais para a compreensão da vida coletiva. Aplicando essa abordagem à educação, o estudo demonstra como símbolos, rituais e narrativas moldam práticas pedagógicas, currículos e interações escolares. Conclui-se que a sociologia cultural oferece ferramentas teóricas valiosas para repensar a educação de modo mais inclusivo e reflexivo, destacando o papel das instituições educacionais como espaços de produção e disputa de significados culturais.

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Biografia do Autor

Ivandro Pinto de Menezes, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Ciências Sociais (PPGS/UFCG). Professor Adjunto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Gicelma de Oliveira Cavalcante, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

José Ivaldo de Brito Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ecologia Humana pela Universidade do Estado da Bahia (PPGECOH/UNEB). Professor Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Carlos Henrique Alves Limeira, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ciência Política (PPGCP/UFCG). Professor na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Menezes, I. P. de, Cavalcante, G. de O., Ferreira, J. I. de B., & Limeira, C. H. A. (2025). A EDUCAÇÃO SOB ANÁLISE DA SOCIOLOGIA CULTURAL: POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3035–3054. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19171