A EDUCAÇÃO SOB ANÁLISE DA SOCIOLOGIA CULTURAL: POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19171Palavras-chave:
Sociologia Cultural. Jeffrey Alexander. Educação. Performances Culturais. Narrativas.Resumo
Este artigo explora as potencialidades da Sociologia Cultural de Jeffrey Alexander para a análise de processos educacionais. Distinguindo-se da sociologia da cultura, que subordina fenômenos culturais a estruturas sociais, a sociologia cultural concebe a cultura como um sistema autônomo de significados que influencia e é influenciado pela ação social. O "programa forte" da sociologia cultural, desenvolvido por Alexander e colaboradores, enfatiza a análise de códigos binários, narrativas, performances e dramas sociais como elementos centrais para a compreensão da vida coletiva. Aplicando essa abordagem à educação, o estudo demonstra como símbolos, rituais e narrativas moldam práticas pedagógicas, currículos e interações escolares. Conclui-se que a sociologia cultural oferece ferramentas teóricas valiosas para repensar a educação de modo mais inclusivo e reflexivo, destacando o papel das instituições educacionais como espaços de produção e disputa de significados culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY