A REPRESSÃO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL NO AMAZONAS: EFETIVIDADE DAS MEDIDAS LEGAIS E DO ECA (2022-2024)

Autores

  • Jamilly de Braga Rodrigues Maricaua UNINORTE
  • Mariana Caroline Sales de Brito UNINORTE
  • Marcelo Augusto Rebouças Leite UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19165

Palavras-chave:

Abuso Sexual Infantil. Amazonas. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Resumo

O presente trabalho analisa a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), destacando seu papel crucial na repressão ao abuso infantil no estado do Amazonas. O estudo enfatiza o envolvimento coletivo de instituições públicas e privadas na aplicação do ECA, o qual estabelece diretrizes legais, mecanismos de proteção e instrumentos de enfrentamento ao abuso de menores. A pesquisa ressalta como o ECA promove a atuação articulada entre órgãos como o Conselho Tutelar, o Ministério Público e as forças de segurança, reforçando medidas preventivas e de assistência às vítimas. A aplicação eficaz do ECA demonstra seu impacto significativo na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em contextos vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamilly de Braga Rodrigues Maricaua, UNINORTE

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. 

Mariana Caroline Sales de Brito, UNINORTE

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Marcelo Augusto Rebouças Leite, UNINORTE

Professor, advogado, especialista em docência do ensino superior e professor do curso de direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. 

Downloads

Publicado

2025-05-23

Como Citar

Maricaua, J. de B. R., Brito, M. C. S. de, & Leite, M. A. R. (2025). A REPRESSÃO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL NO AMAZONAS: EFETIVIDADE DAS MEDIDAS LEGAIS E DO ECA (2022-2024). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 6428–6445. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19165