ONTOLOGIA DO ABSTRATO: PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO CONCEITUAL A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO ESTRUTURAL DA LINGUAGEM

Autores

  • Charles de Paula Eugenio Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19132

Palavras-chave:

Ontologia. Abstração. Linguagem. Reforma Conceitual. Metafísica. Cognição. Epistemologia.

Resumo

Este artigo propõe uma reformulação ontológica do conceito de “abstrato”, entendendo-o não como uma ideia vaga ou distanciada do real, mas como um fragmento ampliado de um todo concreto. O objetivo é demonstrar que a abstração, enquanto processo de segmentação da realidade, pode ser compreendida como instrumento de análise e reconstrução da totalidade. A partir dessa redefinição, pretende-se lançar as bases para uma nova epistemologia da linguagem e da cognição, em diálogo com a história da ciência, a filosofia da mente e a matemática. "abstrato" refere-se a algo que não é concreto, ou seja, que não pode ser percebido pelos sentidos de forma direta. No contexto de ideias ou conceitos, algo abstrato é uma ideia ou noção que não tem uma forma física clara, como amor, justiça ou liberdade. Em outras palavras, o abstrato é o oposto do concreto, que é algo palpável e tangível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles de Paula Eugenio, Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte

Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte, Direito Minerário, Ambiental e Urbanístico - Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte - PUC Minas. Engenharia Ambiental.

Downloads

Publicado

2025-05-13

Como Citar

Eugenio, C. de P. (2025). ONTOLOGIA DO ABSTRATO: PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO CONCEITUAL A PARTIR DE UMA COMPREENSÃO ESTRUTURAL DA LINGUAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2769–2778. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19132