O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SUPERANDO DESAFIOS E PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS

Autores

  • José Milson Alves dos Santos Christian Business School
  • Aldinélia Melo Santos Barbosa Secretaria Estadual de Educação de Alagoas
  • Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza Christian Business School
  • Paulo David Torres Silva UNINTER
  • Stephannie Janaína Maia de Souza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19110

Palavras-chave:

Ensino fundamental. Escola. Leitura e escrita. Autonomia. Práticas pedagógicas.

Resumo

Este artigo aborda a importância da leitura e da escrita no Ensino Fundamental como práticas primordiais para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos indivíduos. Visto que, a leitura é apresentada como uma ferramenta de acesso ao conhecimento e construção de sentido, enquanto a escrita é analisada como meio de expressão, comunicação e organização do pensamento.  A pesquisa discute os principais desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento, bem como práticas pedagógicas eficazes para estimular o desenvolvimento dessas habilidades. Pode-se concluir que a leitura e a escrita, quando trabalhadas de maneira contextualizada e significativa, contribuem para a emancipação intelectual dos estudantes e para sua inserção consciente na sociedade. Por meio de uma abordagem teórica reflexiva e observacional, o texto discute como essas habilidades se complementam e se fortalecem mutuamente no processo de aprendizagem, destacando o papel da escola na rede municipal do Ensino Fundamental, o papel do professor e do ambiente social com a finalidade de superar desafios e promover a formação de sujeitos críticos e autônomo como leitores e escritores.  Analisa-se também os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem, como a defasagem escolar, a desmotivação dos discentes e as práxis pedagógicas que pouco eficazes e propor estratégias que valorizem os alunos por meio da mediação do professor e o uso de metodologia ativa e adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Milson Alves dos Santos, Christian Business School

Mestrando em Ciências da Educação pela CBS. Graduado em Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Pós-graduado e Especializado na Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Instituição de Educação e Pesquisa Paulo Freire - Faculdade de Santa Helena.

Aldinélia Melo Santos Barbosa, Secretaria Estadual de Educação de Alagoas

Atua como professora efetiva de Educação Especial na Secretaria Estadual de Educação de Alagoas - SEDUC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tiradentes - Unit (2020) e Graduada em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional -Uninter (2024) . Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade São Luís (2019) e em Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades (2022), também pela Faculdade São Luís. 

Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza, Christian Business School

Professora do AEE - Atendimento Educacional Especializado - (SEDUC ) Secretaria Estadual de Educação de Alagoas e  Funcionária Publica Municipal de Maceió /Alagoas. Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensinos Superiores de Maceió - CESMAC , Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - Unopar , Pós-graduada  em Neuropsicologia e Transtornos do Aprendizado pelo Instituto Brasil de Ensino - IBRA, Pós-graduada em Educação Especial - pelo Instituto Brasil de Ensino- IBRA , Pós- graduada em ABA - Análise do Comportamento Aplicado - pelo Instituto Brasil de Ensino,Pós- graduada em Recursos Humanos pela Unifal/FIC - Faculdade Figueiredo Costa , Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.Mestranda em Ciências da Educação pela CBS.

Paulo David Torres Silva, UNINTER

Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Pós-graduado em Metodologia do Ensino em Matemática pela Instituição FAVE NI. Pós-graduando em Educação Especial pela IBRA. 

Stephannie Janaína Maia de Souza, Universidade Federal de Alagoas

Professora da rede pública no âmbito estadual.  Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alagoas, Doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Santos, J. M. A. dos, Barbosa, A. M. S., Souza, G. M. S. A. L. de, Silva, P. D. T., & Souza, S. J. M. de. (2025). O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SUPERANDO DESAFIOS E PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2047–2059. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19110