O PAPEL DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL: SUPERANDO DESAFIOS E PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19110Palavras-chave:
Ensino fundamental. Escola. Leitura e escrita. Autonomia. Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo aborda a importância da leitura e da escrita no Ensino Fundamental como práticas primordiais para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos indivíduos. Visto que, a leitura é apresentada como uma ferramenta de acesso ao conhecimento e construção de sentido, enquanto a escrita é analisada como meio de expressão, comunicação e organização do pensamento. A pesquisa discute os principais desafios enfrentados no processo de alfabetização e letramento, bem como práticas pedagógicas eficazes para estimular o desenvolvimento dessas habilidades. Pode-se concluir que a leitura e a escrita, quando trabalhadas de maneira contextualizada e significativa, contribuem para a emancipação intelectual dos estudantes e para sua inserção consciente na sociedade. Por meio de uma abordagem teórica reflexiva e observacional, o texto discute como essas habilidades se complementam e se fortalecem mutuamente no processo de aprendizagem, destacando o papel da escola na rede municipal do Ensino Fundamental, o papel do professor e do ambiente social com a finalidade de superar desafios e promover a formação de sujeitos críticos e autônomo como leitores e escritores. Analisa-se também os desafios enfrentados no processo de ensino-aprendizagem, como a defasagem escolar, a desmotivação dos discentes e as práxis pedagógicas que pouco eficazes e propor estratégias que valorizem os alunos por meio da mediação do professor e o uso de metodologia ativa e adequada.
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