A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS NO SISTEMA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Autores

  • Etelvina Jaide Castro de Souza UNINORTE
  • Débora Maciel Paiva UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18984

Palavras-chave:

Princípios específicos. Imprescindível. Lei. Aplicação dos princípios. Ética e a eficiência.

Resumo

O presente artigo trata dos princípios específicos no sistema de licitações e contratos, reforçados e detalhados pela Lei n.º 14.133/2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos. É imprescindível conhecer os princípios básicos da Lei para uma interpretação correta e bem aplicada das normas do Poder Público. Para tanto, foi feito o questionamento, como alcançar o cumprimento desses princípios nas compras públicas. Tendo o objetivo geral analisar a importância e os desafios da aplicação dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência no sistema de licitações e contratos administrativos no Brasil e como esses princípios influenciam a transparência, a ética e a eficiência nas compras públicas. Visando também, o entendimento na Constituição Federal do Brasil que estabelece os princípios da Administração Pública no artigo 37, buscando uma compreensão abrangente e aprofundada da estrutura e do funcionamento da administração pública federal. Fornecendo uma base sólida para a compreensão dos fundamentos que orientam a administração pública em nível federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Etelvina Jaide Castro de Souza, UNINORTE

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE. 

Débora Maciel Paiva, UNINORTE

Professora Orientadora, Débora Maciel Paiva, advogada, especialista em Direito Constitucional e Direito Tributário e professora do curso de Direito do Centro Universitário do Norte – UNINORTE.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Como Citar

Souza, E. J. C. de, & Paiva, D. M. (2025). A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS NO SISTEMA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1124–1139. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18984