O MANEJO DA DOR EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Dean Douglas Ferreira de Olivindo UNIFSA
  • Francisca Selma de Oliveira UNIFSA
  • Oriana da Silva Souza UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18870

Palavras-chave:

Queimaduras. Crianças. Manejo da Dor.

Resumo

RESUMO: Esse artigo buscou discutir sobre os  acidentes relacionados com queimaduras em crianças, tendo em vista que são muitos que ocorrem diariamente. O objetivo da pesquisa foi analisar nas publicações científicas o manejo da dor em crianças hospitalizadas vítimas de queimaduras. A metodologia utilizada foi a Revisão integrativa da literatura, sendo realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, sem delimitação temporal, contemplando estudos completos a partir de dados primários. Obteve-se como resultado que a combinação de analgesia farmacológica, uso de tecnologias imersivas, avaliação sistemática da dor e suporte emocional se mostrou mais eficaz do que abordagens isoladas. Logo, conclui-se que, a efetividade do tratamento está relacionada à personalização das intervenções, ao envolvimento da equipe multiprofissional e ao uso racional da tecnologia e dos medicamentos. 

Palavras-chaves: Queimaduras. Crianças. Manejo da Dor

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Biografia do Autor

Dean Douglas Ferreira de Olivindo, UNIFSA

Mestre em Enfermagem-UFPI. Especialista em Saúde da Família-UFPI. Docente do Centro Universitário Santo Agostinho-UNIFSA. Enfermeiro e Advogado.

Francisca Selma de Oliveira, UNIFSA

Acadêmica em Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho  - UNIFSA.

Oriana da Silva Souza, UNIFSA

Acadêmica em Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

Olivindo, D. D. F. de, Oliveira, F. S. de, & Souza, O. da S. (2025). O MANEJO DA DOR EM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS VÍTIMAS DE QUEIMADURAS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1183–1197. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18870