PERCEPÇÃO AMBIENTAL E ATITUDE SOCIAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE AULAS DE CAMPO DE ECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18812Palavras-chave:
Educação ambiental. Aulas de campo. Espaços urbanos.Resumo
A Educação Ambiental busca formar cidadãos que se percebam como parte integrante do meio ambiente, atuantes na preservação e conservação das espécies e no bem-estar da sociedade. Nessa perspectiva, a escola tem um papel fundamental já que auxilia na formação acadêmica e humana dos alunos. O trabalho foi desenvolvido com o intuito de conhecer as percepções ambientais dos alunos acerca do ambiente escolar e do seu entorno, bem como estimular práticas socioambientais na comunidade escolar. Esta pesquisa foi realizada com os estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do Ceará. O trabalho foi organizado em dois espaços distintos, a escola e o polo de lazer que está localizado nas proximidades da escola. Foram aplicados questionários antes e após a aula de campo, além de terem sido desenvolvidas ações, como plantio de mudas no entorno da escola. A aula de campo apresentou-se como uma estratégia facilitadora da aprendizagem já que expandiu as percepções dos alunos acerca das problemáticas ambientais presentes na escola e em seu entorno, permitindo o desenvolvimento do pensamento crítico sobre suas ações, além de proporem soluções para os problemas ambientais enfrentados na escola e no polo de lazer.
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