ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS NOTIFICAÇÕES DE ÓBITOS HOSPITALARES POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO PARANÁ DE 2019 A 2023

Autores

  • Brenda Aparecida Matesco Kuasnei de Mattos Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Giovane Douglas Zanin Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Eduardo Miguel Prata Madureira Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18790

Palavras-chave:

Óbitos. Doenças cardiovasculares. Doença isquêmica do coração. Infarto agudo do miocárdio.

Resumo

Assim como em outros países, as doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte no Brasil. No século XX pouco se compreendia sobre essa condição. Entretanto, estudos como o Framingham Heart Study (FHS) esclareceram que parte significativa do risco de infarto agudo do miocárdio (IAM) - manifestação aguda de uma doença cardiovascular - está associada a hábitos de vida pouco saudáveis. Diante da descoberta dessas condições, na contemporaneidade há uma ênfase maior na prevenção do IAM. Assim, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e direcionamento de estratégias de prevenção, o presente estudo analisou a evolução dos óbitos hospitalares por infarto agudo do miocárdio no período de 2019 a 2023 no Estado do Paraná por meio da plataforma DATASUS. Houve aumento no número de óbitos entre 2019 e 2022, com queda em 2023. O sexo masculino esteve presente em 56,29% das notificações e o sexo feminino em 43,71%. O maior número de óbitos foi observado na faixa etária de 60 a 80 anos (79,68%). A maior incidência foi observada na raça branca (72,37%). A literatura indica melhorias visíveis na saúde da população, apesar disso, as epidemias de obesidade, diabetes e outros fatores de risco continuam sendo uma preocupação atual. Dessa forma, é preciso intensificar ações de prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Aparecida Matesco Kuasnei de Mattos, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda em Medicina. Centro Universitário Fundação Assis  Gurgacz.

Giovane Douglas Zanin, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Farmacêutico e Bioquímico. Mestre em Ciências Farmacêuticas. Orientador. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Eduardo Miguel Prata Madureira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Economista. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Coorientador. Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz. 

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Mattos, B. A. M. K. de, Zanin, G. D., & Madureira, E. M. P. (2025). ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS NOTIFICAÇÕES DE ÓBITOS HOSPITALARES POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO PARANÁ DE 2019 A 2023. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1979–1987. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18790