A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE ALAGOAS: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA EFETIVIDADE DELIBERATIVA

Autores

  • Ari Arcilio Carneiro de Albuquerque Júnior Christian Business School
  • Ricardo dos Santos Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Marina Costa Campos Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Maria de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Ana Matilde Tomaz Faculdade Futura
  • Juliana Sampaio Batista Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18783

Palavras-chave:

Democracia participativa. Participação social. Conselho de Segurança Pública de Alagoas.

Resumo

A criação de Conselhos na área de Segurança Pública refletiu a demanda por participação nas políticas públicas em oposição ao Estado burocrático centralizador. A institucionalização destes Conselhos representa uma mudança na forma de gestão da Segurança Pública ao definir espaços para o diálogo com a sociedade e o confronto de opiniões. Sendo assim, esta pesquisa objetiva analisar a participação social no processo de institucionalização do Conselho de Segurança Pública de Alagoas. Para isso, serão utilizados os critérios de avaliação que buscam expor seus princípios essenciais e algumas variáveis que podem influenciar qualidade dos fóruns participativos. A metodologia utilizada se configura como estudo de caso descritivo de abordagem qualitativa. Os resultados observados demonstram que a implantação do Conselho, apesar de criar um espaço para deliberação, restringe a participação paritária da sociedade e a inclusão de suas demandas nas discussões sobre a segurança pública alagoana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ari Arcilio Carneiro de Albuquerque Júnior, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação na Christian Business School. Secretário Executivo da Faculdade de Educação da Universidade federal do Ceará. 

Ricardo dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Policial Militar. Gerente de Cotação e Compras Lotado na Secretaria de Ssegurança de Alagoas. 

Marina Costa Campos, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas. Analista Técnica do Ministério Público do Estado da Bahia. 

Adriana Maria de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) na Universidade Federal do Ceará-UFC. Servidora Técnico-admistrativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Ana Matilde Tomaz, Faculdade Futura

Especialista em Gestão Pública e Recursos Humanos pela Faculdade Futura- Servidora Técnico-admistrativa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 

Juliana Sampaio Batista, Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales

Doutora em Saúde Pública pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES)-Nutricionista da Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza/Ceará. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutor em Ciências da Educação pela Christian Business School; Docente do Doutorado em Ciências da Educação da Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Albuquerque Júnior, A. A. C. de, Oliveira, R. dos S., Campos, M. C., Sousa, A. M. de, Tomaz, A. M., Batista, J. S., & Coutinho, D. J. G. (2025). A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO CONSELHO ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA DE ALAGOAS: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA EFETIVIDADE DELIBERATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 2040–2053. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18783