ALIENAÇÃO PARENTAL: ELEMENTOS DE (DES)PROTEÇÃO: À CRIANÇA NOS PROCESSOS JUDICIAIS

Autores

  • Maria Carolina Sousa Leite UNIFSA
  • Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger UNIFSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18779

Palavras-chave:

Alienação parental. Judiciário. Crianças e adolescentes.

Resumo

A alienação parental consiste na manipulação emocional de uma criança por um dos genitores com o intuito de afastá-la do outro, sendo regulamentada no Brasil pela Lei nº 12.318/2010. Para tanto, é imperativo entender como o Judiciário interpreta e aplica essa legislação. Diante disso, questiona-se: qual é o entendimento do Judiciário acerca da alienação parental? O objetivo do estudo é analisar a alienação parental como elemento de (des)proteção da criança nos processos judiciais. Quanto a abordagem, uma pesquisa qualitativa, quanto aos objetivos uma pesquisa explicativa e quanto as técnicas de pesquisa, recorreu-se a revisão bibliográfica e documental, com base em autores como Gardner (1998), Azambuja (2014), Dias (2015), e em documentos como a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei nº 12.318/2010, a Lei nº 13.431/2017 e a Convenção sobre os Direitos da Criança. O estudo aponta para a necessidade de aprimorar a proteção de crianças e adolescentes no âmbito judicial, destacando que, embora os processos judiciais tenham essa finalidade protetiva, ainda é necessário avançar no debate sobre a aplicabilidade, os limites e os impactos reais da legislação sobre alienação parental. A pesquisa conclui que a temática exige uma abordagem mais sensível, técnica e interprofissional, evitando tanto sua banalização quanto sua omissão, propondo ainda melhorias nas práticas judiciais e incentivo à produção científica sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Carolina Sousa Leite, UNIFSA

Bacharelanda em Direito do Curso de Direito do UNIFSA.

Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, UNIFSA

Professora e Orientadora do Curso de Direito do UNIFSA. Doutora em Políticas Pública pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Políticas Pública pela UFPI. Especialista em Administração em Recursos Humanos pela UFPI. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (Sírio-Libanês).

Downloads

Publicado

2025-04-14

Como Citar

Leite, M. C. S., & Cronemberger, I. H. G. M. (2025). ALIENAÇÃO PARENTAL: ELEMENTOS DE (DES)PROTEÇÃO: À CRIANÇA NOS PROCESSOS JUDICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1891–1911. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18779