METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO BASEADO EM PROJETOS: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18740Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Ensino Baseado em Projetos. Aprendizagem Significativa. Competências Socioemocionais. Formação Docente.Resumo
O presente estudo investigou como as metodologias ativas e o Ensino Baseado em Projetos (EBP) foram implementados nas escolas e os resultados percebidos por educadores e alunos. O objetivo geral foi analisar a aplicação dessas metodologias e identificar seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem bibliográfica, baseada em artigos, livros e outras publicações acadêmicas sobre o tema. Os resultados indicaram que, embora existam barreiras como a falta de capacitação docente e infraestrutura inadequada, as metodologias ativas e o EBP geraram impactos positivos, como maior engajamento dos alunos, desenvolvimento de competências socioemocionais e aprimoramento da aprendizagem. A análise revelou que essas metodologias proporcionaram maior autonomia, criatividade e habilidades de resolução de problemas nos alunos, além de destacar o papel do professor como facilitador do processo educativo. As considerações finais apontaram que a implementação dessas abordagens tem o potencial de transformar o ensino, mas também evidenciaram a necessidade de investimentos em formação contínua para educadores e melhorias na infraestrutura escolar. A pesquisa sugeriu a continuidade de estudos para superar as limitações identificadas e avaliar os efeitos a longo prazo dessas metodologias na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY