METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO BASEADO EM PROJETOS: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS

Autores

  • Lizziane Louredo de Melo Carmo MUST
  • Bárbara Sales Borges Pereira MUST
  • Fablicia Érica Laborda Tavares UNADES
  • Francineide de Oliveira Dias Pontes MUST
  • Glaucimeiry Teixeira da Silva MUST
  • Ione dos Reis Rabêlo Rosa MUST
  • Marcelo Moreira de Oliveira MUST
  • Patrícia Mara de Figueiredo MUST
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18740

Palavras-chave:

Metodologias Ativas. Ensino Baseado em Projetos. Aprendizagem Significativa. Competências Socioemocionais. Formação Docente.

Resumo

O presente estudo investigou como as metodologias ativas e o Ensino Baseado em Projetos (EBP) foram implementados nas escolas e os resultados percebidos por educadores e alunos. O objetivo geral foi analisar a aplicação dessas metodologias e identificar seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve uma abordagem bibliográfica, baseada em artigos, livros e outras publicações acadêmicas sobre o tema. Os resultados indicaram que, embora existam barreiras como a falta de capacitação docente e infraestrutura inadequada, as metodologias ativas e o EBP geraram impactos positivos, como maior engajamento dos alunos, desenvolvimento de competências socioemocionais e aprimoramento da aprendizagem. A análise revelou que essas metodologias proporcionaram maior autonomia, criatividade e habilidades de resolução de problemas nos alunos, além de destacar o papel do professor como facilitador do processo educativo. As considerações finais apontaram que a implementação dessas abordagens tem o potencial de transformar o ensino, mas também evidenciaram a necessidade de investimentos em formação contínua para educadores e melhorias na infraestrutura escolar. A pesquisa sugeriu a continuidade de estudos para superar as limitações identificadas e avaliar os efeitos a longo prazo dessas metodologias na educação.

Downloads

Biografia do Autor

Lizziane Louredo de Melo Carmo, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Bárbara Sales Borges Pereira, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Fablicia Érica Laborda Tavares, UNADES

Doutoranda em Ciências da Educação, Universidade del Sol (UNADES).

Francineide de Oliveira Dias Pontes, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Glaucimeiry Teixeira da Silva, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Ione dos Reis Rabêlo Rosa, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Marcelo Moreira de Oliveira, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Patrícia Mara de Figueiredo, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education, Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, MUST

Master of Science in Emergent Technologies in Education,Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Carmo, L. L. de M., Pereira, B. S. B., Tavares, F. Érica L., Pontes, F. de O. D., Silva, G. T. da, Rosa, I. dos R. R., … Santos, S. M. A. V. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS E O ENSINO BASEADO EM PROJETOS: EXPERIÊNCIAS E RESULTADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 1059–1076. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18740