NEUROCIÊNCIA E INCLUSÃO: COMO COMPREENDER OS PROCESSOS COGNITIVOS PODE AJUDAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Maria Letícia Vieira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Ana Paula Amaro Ribeiro FICS
  • Rosângela Nunes Brito FICS
  • Marisa Junia Geremias FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18689

Palavras-chave:

Neurociência. Educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Estratégias pedagógicas. Tecnologias assistivas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar como a compreensão dos processos cognitivos proporcionada pela neurociência pode contribuir para o aprimoramento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão de alunos com deficiências cognitivas e intelectuais. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, com análise de artigos, livros e outros materiais acadêmicos relevantes. A pesquisa focou na identificação de estratégias pedagógicas baseadas na neurociência, bem como na aplicação de tecnologias assistivas para promover um ensino inclusivo. Os resultados indicaram que a neurociência oferece importantes contribuições para a identificação precoce de dificuldades de aprendizagem, permitindo intervenções personalizadas. Além disso, os métodos pedagógicos baseados na neurociência têm mostrado resultados positivos na adaptação dos currículos e das práticas de ensino, atendendo às necessidades específicas dos alunos com deficiências cognitivas. Contudo, o estudo apontou desafios na implementação desses conhecimentos nas escolas, como a formação inadequada de professores e a falta de adaptações nas infraestruturas escolares. As considerações finais destacaram a importância da neurociência para a promoção de uma educação inclusiva e sugeriram que futuras pesquisas explorem a integração da neurociência nas políticas públicas de educação.

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Biografia do Autor

Maria Letícia Vieira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestranda em Neurociências, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Ana Paula Amaro Ribeiro, FICS

Mestranda em Neurociências, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Rosângela Nunes Brito, FICS

Mestranda em Neurociências, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Marisa Junia Geremias, FICS

Mestranda em Neurociências, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

Vieira, M. L., Ribeiro, A. P. A., Brito, R. N., & Geremias, M. J. (2025). NEUROCIÊNCIA E INCLUSÃO: COMO COMPREENDER OS PROCESSOS COGNITIVOS PODE AJUDAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 469–483. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18689