NEUROCIÊNCIA E INCLUSÃO: COMO COMPREENDER OS PROCESSOS COGNITIVOS PODE AJUDAR NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18689Palavras-chave:
Neurociência. Educação inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Estratégias pedagógicas. Tecnologias assistivas.Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar como a compreensão dos processos cognitivos proporcionada pela neurociência pode contribuir para o aprimoramento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para a inclusão de alunos com deficiências cognitivas e intelectuais. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, com análise de artigos, livros e outros materiais acadêmicos relevantes. A pesquisa focou na identificação de estratégias pedagógicas baseadas na neurociência, bem como na aplicação de tecnologias assistivas para promover um ensino inclusivo. Os resultados indicaram que a neurociência oferece importantes contribuições para a identificação precoce de dificuldades de aprendizagem, permitindo intervenções personalizadas. Além disso, os métodos pedagógicos baseados na neurociência têm mostrado resultados positivos na adaptação dos currículos e das práticas de ensino, atendendo às necessidades específicas dos alunos com deficiências cognitivas. Contudo, o estudo apontou desafios na implementação desses conhecimentos nas escolas, como a formação inadequada de professores e a falta de adaptações nas infraestruturas escolares. As considerações finais destacaram a importância da neurociência para a promoção de uma educação inclusiva e sugeriram que futuras pesquisas explorem a integração da neurociência nas políticas públicas de educação.
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