O SISTEMA JURÍDICO TRIBUTÁRIO E A VALIDADE DA NORMA

Autores

  • Weslley Silva Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18672

Palavras-chave:

Sistema. Validade. Tributação.

Resumo

Este artigo buscou analisar a forma que no Brasil é importante a verificação da norma que se encontra no sistema de direito positivo. A determinação do conceito de validade vem sendo importante instrumento histórico para determinar tanto a existência, quanto o pertencimento da norma jurídica ao sistema jurídico tributário. Tal polissemia lexical, traz consigo distintas plurivocidade de acepções da forma de entrar da norma ao sistema de direito tributário o que pode refletir diretamente na economia ou incentivar o estudo de fontes do direito das mais variadas origens, como por exemplo o direito internacional, noções aplicadas pela Organização para a Desenvolvimento Econômico. Definir o conceito de uma expressão pressupõe escolher um sentido e abandonar outros possíveis, todavia, neste trabalho, partimos de uma premissa a positivista utilizando o direito comparado para investigação do sentido de ser norma válida no sistema de direito positivo, como ocorre o início da existência da norma e o findo de seus efeitos. Conforme os mecanismos doutrinários tradicionais, a diferenciação histórica de classes sociais dos sentidos atribuídos ao termo validade, O presente artigo descreve os critérios de ingresso da norma tributária ao sistema, sua condição de validade e seu tempo jurídico no ordenamento jurídico tributário.

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Biografia do Autor

Weslley Silva Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Direito Tributário Empresarial e Planejamento Fiscal da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  Advogado em São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. 

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Melo, W. S. (2025). O SISTEMA JURÍDICO TRIBUTÁRIO E A VALIDADE DA NORMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 833–849. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18672