O SISTEMA JURÍDICO TRIBUTÁRIO E A VALIDADE DA NORMA

Autores

  • Weslley Silva Melo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18672

Palavras-chave:

Sistema. Validade. Tributação.

Resumo

Este artigo buscou analisar a forma que no Brasil é importante a verificação da norma que se encontra no sistema de direito positivo. A determinação do conceito de validade vem sendo importante instrumento histórico para determinar tanto a existência, quanto o pertencimento da norma jurídica ao sistema jurídico tributário. Tal polissemia lexical, traz consigo distintas plurivocidade de acepções da forma de entrar da norma ao sistema de direito tributário o que pode refletir diretamente na economia ou incentivar o estudo de fontes do direito das mais variadas origens, como por exemplo o direito internacional, noções aplicadas pela Organização para a Desenvolvimento Econômico. Definir o conceito de uma expressão pressupõe escolher um sentido e abandonar outros possíveis, todavia, neste trabalho, partimos de uma premissa a positivista utilizando o direito comparado para investigação do sentido de ser norma válida no sistema de direito positivo, como ocorre o início da existência da norma e o findo de seus efeitos. Conforme os mecanismos doutrinários tradicionais, a diferenciação histórica de classes sociais dos sentidos atribuídos ao termo validade, O presente artigo descreve os critérios de ingresso da norma tributária ao sistema, sua condição de validade e seu tempo jurídico no ordenamento jurídico tributário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslley Silva Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestrando na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Direito Tributário Empresarial e Planejamento Fiscal da Universidade Presbiteriana Mackenzie,  Advogado em São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá. 

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

Melo, W. S. (2025). O SISTEMA JURÍDICO TRIBUTÁRIO E A VALIDADE DA NORMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 833–849. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18672